terça-feira, 23 de setembro de 2008

Neruda
























É Proibido


É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.


Neruda

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brasil Local participa de reunião da Executiva do Colegiado de Desenvolvimento Rural do Território Central

Na manhã do dia 11/09, em Ouro Preto do Oeste, a Coordenadora Estadual, Andréa Mendes, apresenta o Projeto Brasil Local à Coordenação Executiva do Colegiado de Desenvolvimento Rural do Território Central, além de discutir questões referentes a organização e capilarização do Fórum Rondoniense de Economia Solidária.

A busca de parcerias ao Projeto também foi objetivo, uma vez que o Brasil Local não dispõe de estruturas locais para a atuação dos agentes e existem dois municípios atendidos que estão inseridos no Território Central. Também, neste ponto, consideramos importante a articulação das políticas públicas.

A inclusão de representantes do Brasil Local no Colegiado do Território Central e da Cidadania, também é uma proposta, uma vez que o SECAFES priorizará uma atuação naquele Território. Consideramos a participação dos Agentes e Grupos Solidários nesse espaço uma estratégia que viabilizará o atendimento aos empreendimentos acompanhados naquela região.

Com relação ao Fórum Rondoniense de Economia Solidária, há urgência em dar continuidade às discussões e planos iniciados na II Plenária Estadual, além de mobilizar novos atores que contribuam na construção de um projeto de desenvolvimento includente, solidário e sustentável.


Brasil Local participa do lançamento do Plano Safra Mais Alimentos em Ouro Preto do Oeste em Rondônia



Durante os dias 09 e 10 desta semana, representantes de segmentos que desenvolvem projetos junto aos agricultores em Rondônia, participaram de Encontro Estadual para lançamento e discussão estratégica do Plano Safra Mais Alimentos. Entre eles a Coordenação Estadual do Projeto Brasil Local.

O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Sr. Adoniram Sanches, o Consultor Mauri José de Andrade - SAF/MDA, além de outras autoridades, representantes da sociedade civil organizada e técnicos.

Os temas norteadores das discussões foram: Pesquisa e Extensão, Comercialização, Fomento, Crédito e Regularização Fundiária, discutindo estratégias para a implementação do Plano Safra mais Alimentos no Estado, vislumbando, além dos projetos já existentes, públicos e segmentos produtivos de Rondônia ainda não inseridos nas linhas de financiamento e outros programas da Agricultura Familiar.

Entre as propostas discutidas e encaminhadas, está a solicitação de inclusão de empreendimentos rurais da Economia Solidária nos programas de fomento do governo estadual, que estejam presentes nas discussões posteriores que trabalharão as estratégias desse plano em reuniões específicas dentro dos Territórios, especialmente aqueles acompanhados pelo Projeto Brasil Local.

Outra questão fortemente abordada esteve relacionada ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009

Este Plano representa mais um avanço das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal para reforçar a atividade de 4,1 milhões de unidade produtoras que respondem a 70% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros e por 10% do produto interno bruto do país.

As linhas de custeio, investimento e comercialização do PRONAF disponibilizam R$ 13 milhões para esta safra.

O Plano Safra Mais Alimentos, segundo o MDA, leva ao campo um novo conjunto de medidas estruturantes de longo prazo.

A estruturação produtiva, a ampliação dos serviços de assistência técnica e a aceleração do acesso ao conhecimento vão permitir mais produtividade e renda para o segmento da agricultura e mais alimento de qualidade para os brasileiros.

Valorização da Mulher do campo

O Plano Safra Mais Alimentos entre outros aspectos reforça o papel das mulheres nos assentamentos da reforma agrária. Dos 12 milhões disponibilizados para a estruturação da propriedade familiar nos projetos de assentamento, 2,4 milhòes serão reservados para a implantação de atividades de interesse específica das mulheres.

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

O Plano Safra Mais Alimentos amplia o acesso aos recursos do PAA. Mais R$ 3,5 mil na modalidade formação de estoque.

Observações

Uma das estratégias do MDA, por meio do SAF na perspectiva da geração de renda e agregação de valor é diversificar a produção e a renda familiar. A demanda crescente por produtos e serviços sustentáveis e saudáveis, proporciona novas oportunidades aos agricultores. Neste sentido compõem iniciativas na diversificação econômica:

1) Produtos diferenciados: produtos orgânicos, da Economia Solidária, do Comércio Justo, da biodiversidade, fitoterápicos e outros:

2) Agroindustria familiar: agregação de valor através do processamento, industrialização e comercialização de produtos;

3) Atividades não agrícolas: Turismo e Artesanato

Maiores informações no site do MDA: Acesse aqui

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Entrevista com Paul Singer - Secretário Nacional de Economia Solidária SENAES/MTE

O economista Paul Singer nasceu na Áustria em 1932, numa família de pequenos comerciantes. Migrou para o Brasil ainda criança, em 1940. Sua trajetória fez com que se tornasse um dos mais respeitados intelectuais do país. Nos anos 50, trabalhou como eletrotécnico, filiando-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Mais tarde, exerceu o cargo de secretário de Planejamento da capital paulista na gestão da prefeita Luiza Erundina. É professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e tem vasta obra publicada sobre temas como agricultura, desenvolvimento e socialismo. À frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária desde sua criação, em 2003, Singer é um defensor da autogestão coletiva. Nesta entrevista, ele fala sobre o Projeto Brasil Local, diz por que acredita no abandono progressivo do trabalho assalariado, critica as dificuldades enfrentadas para a legalização de empreendimentos econômicos solidários e aponta os principais desafios para o segmento.

Veja na integra AQUI

Fonte: Fernanda Barreto - Assessoria de Comunicação/Brasil Local