segunda-feira, 17 de maio de 2010

Encontro Nacional de integração dos projetos do Brasil Local é promovido pela Cáritas Brasileira e SENAES/MTE

O Encontro foi realizado de 05 a 09 de maio, em Brasília, e contou com a participação de técnicos e entidades executoras conveniadas para debater sobre as ações prioritárias e o nivelamento das metodologias que serão desenvolvidas nas cinco regiões e pelos projetos de abrangência nacional.

"O objetivo de todos os projetos é promover o desenvolvimento local através do fomento à criação de empreendimentos de economia solidária e também o fortalecimento daqueles já existentes".

Durante a reunião foram apresentados o balanço do programa; as entidades que executarão a ação; e os objetivos, metas e resultados esperados dos projetos conveniados, bem como foi realizada uma discussão ampla de como articular as propostas. Desde 2006, a Senaes vem desenvolvendo a ação de Promoção do Desenvolvimento Local e da Economia Solidária, através do Projeto Brasil Local. Até 2008 foram capacitados 1.500 agentes comunitários e 532 agentes acompanharam aproximadamente 700 empreendimentos solidários, onde participam 45 mil trabalhadores nas 27 unidades da Federação. O projeto vem sendo executado em 398 municípios e as entidades pretendem realizar 15.398 visitas técnicas de acompanhamento.

O projeto é executado por meio dos Agentes de Desenvolvimento Solidário, que tem a função de promover a economia solidária junto às comunidades. "Os agentes são escolhidos acompanham os empreendimentos solidários, mobilizam as comunidades. O agente é um articulador social", explicou Antonio Haroldo, coordenador da Senaes. Serão beneficiadas diretamente 74.176 pessoas e 194.647 pessoas indiretamente. O projeto vai beneficiar comunidades de baixa renda em áreas urbanas e rurais; empreendimentos econômicos solidários; mulheres em áreas urbanas e rurais; povos tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores); beneficiários do Programa Bolsa Família; trabalhadores desempregados; comunidades contempladas pelos Territórios da Cidadania; entre outros.

O Coordenador da Sanaes comentou as principais ações do projeto. "Há 5 blocos de ações. Algumas delas são: formação e capacitação dos empreendimentos, promoção de encontros, reuniões e seminários e a constituição, formalização e fortalecimento de empreendimentos solidários como associações, cooperativas e grupos de produção, disse Haroldo.

Fonte: SENAES/MTE