segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reunião Territorial do Fórum Rondoniense de Economia Solidária

Convite nº 002/2011-FRES Porto Velho/RO, 29 de abril de 2011.

Prezados/as Representantes,

CONVIDAMOS A SUA ORGANIZAÇÃO PARA REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DO FÓRUM TERRITORIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E PREPARATÓRIA À PLENÁRIA ESTADUAL DO FRES

Data da reunião: 03/05/2011 
Local: Rondon Palace Hotel Hora: 8h às 18h 
Organização: Coordenação do Fórum Rondoniense de Economia Solidária Parcerias: SEAS/RO, SEDUC/RO, Projeto Brasil Local, Associação Kanindé, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres/PVH e ITES/UNIR

A pauta da reunião será a perspectiva de articulação territorial no intuito de ampliar a participação social no Fórum Rondoniense de Economia Solidária, trazer o nivelamento dos processos nacional, estadual e o reconhecimento das iniciativas nas áreas de abrangência dos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, constituir um grupo de trabalho (GT) e agenda para articulação territorial de nossas propostas.

Participam desta atividade:
  
1)Representantes de Empreendimentos Solidários
2)Representantes de Entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária
3)Representantes das Políticas Públicas para Economia Solidária em Desenvolvimento nas esferas municipal, estadual e federal

Atenciosamente

Coordenação FRES e FBES

domingo, 17 de abril de 2011

Curso sobre Fluxos e Informações na Economia Solidária é realizado na Região Norte

















O curso realizado em Belém no período de 14 e 15 de abril/11, é proveniente de um projeto realizado pelo IBASE/RJ, financiado pela Petrobrás, e em parcerias com o FBES, CFES Nacional e Regional.

Participaram desta atividade cerca de 40 pessoas, entre facilitadores/as e epresentantes dos Fóruns dos 07 Estados, participantes de coletivos de Formadores/as CFES, agentes do projeto Brasil Local e quilombolas.

A ação formativa teve base dialogar a relação de fluxos entre as várias ações e relações na economia solidária e, sobretudo, multiplicar as funcionalidades do Cirandas (Sistema FBES).

O curso foi realizado nas instalações do Hotel Beira Rio, próximo ao Campus da UFPA, no Bairro Guamá, em Belém/PA.

Foi a última ação do projeto que fechou um ciclo de atividades formativas nas cinco regiões do Brasil.

sábado, 9 de abril de 2011

O VI Fórum Social Pan-amazônico, em 2012, será na cidade de Cobija, na Bolívia

A última reunião do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social Pan-amazônico (FSPA), realizada no dia 30 de novembro de 2010, em Santarém (PA), apontou dois países candidatos a sediar o VI FSPA: Bolívia e Peru. Naquele momento, ficou acordado que cada país apresentaria uma proposta com informações que ajudariam na definição do local. Porém, o envolvimento nas eleições presidenciais, entre outras questões, impediu que as(os) companheiras(os) peruanas(os) preparassem e encaminhassem esse documento ao Comitê de Articulação/FSPA. Assim, no dia 26 de fevereiro deste ano, foram apresentadas duas cidades bolivianas candidatas a sediar o VI FSPA: Trinidad e Cobija.

Uma reunião realizada no dia 19 de março, na cidade de Guyaramerin, Bolívia, com a participação de representantes do Comitê de Articulação e dos Comitês Locais de Cobija e Trinidad, remeteu ao Comitê de Articulação/FSPA a tarefa de definir a cidade sede do fórum de 2012.

No dia 29 do mesmo mês, o Comitê de Articulação reuniu-se e, pautado nos documentos apresentados por ambos os Comitês Locais, além do relato de participantes da reunião de Guyaramerin, avaliou que, considerando a infraestrutura, mobilização das organizações e movimentos sociais, e articulação com os governos, ambas as cidades possuíam condições de receber o VI FSPA. A definição então se baseou na localização geográfica, e no impacto imediato da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA), especialmente no que se refere à construção de grandes hidrelétricas. Dessa forma, a cidade de Cobija foi definida como sede do próximo FSPA.

Ainda atendendo a deliberação da reunião de Guayaramerin, que indicou que a próxima reunião do CI/FSPA será na cidade que não sediará o VI FSPA (considerando as duas que se propuseram), o Comitê de Articulação definiu que no mês de novembro de 2011 ocorrerá uma reunião ampliada do Comitê Internacional do FSPA na cidade de Trinidad, onde se discutirão os aspectos metodológicos, eixos, e temas do VI FSPA.

Fonte: http://mulheresdocampo.blogspot.com/

Redes de Agroecologia da Amazônia se reunem no Pará para debater metodologia de disseminação de conhecimentos agroecológicos, com enfoque em gênero

Lideranças de Redes e Organizações que promovem a Agroecologia na Amazônia, que compõem a Rede de Agroecologia da Amazônia (ANA AMAZÔNIA\PRODIAS-Programa de Diálogo e Intercâmbio em Agricultura Sustentável)se reuniram dia 4 de abril, em Santa Maria do Pará, na Associação de Desenvolvimento Comunitário (ADESC), no Nordeste Paraense, para debater os avanços e desafios do movimento agroecológico na Região e planejar extratégias de visibilidade, disseminação e intercâmbios de conhecimentos sustentáveis entre camponeses (as), agricultores (as) quebradeiras de coco babaçu, quilombolas, indígenas, produtoras de plantas medicinais, artesãs.

Participaram cerca de 20 pessoas do Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA), Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC), Associação Agroecológica TIJUPÁ, Federação de Órgãos Para Assistência Social e Educacional (FASE-AMAZÔNIA), Movimento Interestadual de Quebradeira de Coco Babaçu (MIQCB-MA), Rede de Agroecologia do Maranhaão (RAMA), Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Rede de Agricultores Tradicionais da Amazônia (REATA), Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (CEAPAC-Santarém), de Associações de Mulheres de vários municípios paraenses.
Nesta reunião, um encaminhamento importante foi que as organizações e redes se comprometeram em enviar informações (fotos, textos e ou vídeos) das experiências sustentáveis locais para compor o Banco de Dados Agroecologia em Rede da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e um catálogo virtual que está sendo construído pelas redes e organizações.

Este encontro teve o apoio do Projeto Mulheres do Campo, executado em parceria pela APACC e MMNEPA, com a Coordenação Geral da Pão Para o Mundo e financiamento da União Europeia.
*No ano 1993, a Pão Para o Mundo (PPM) iniciou um processo de diálogo e assessoria na América Central, para o fomento da segurança alimentar e da proteção do meio ambiente através da agricultura sustentável. Este processo, que hoje é conhecido como “Programa de Intercambio, Diálogo y Asesoría en Agricultura Sostenible y Seguridad Alimentaria" (PIDAASSA), foi expandido para 11 países da América Latina e Caribe. Com o Projeto Mulheres do Campo este processo é ampliado para a Amazônia brasileira.

Fonte: http://mulheresdocampo.blogspot.com/
Enviado por: Vânia Carvalho/APACC

sábado, 2 de abril de 2011

IBASE lança Cartilhas sobre Economia Solidária

Acessem as Cartilhas clicando no link abaixo:


Também está disponível na barra lateral do BLOG.


II Oficina de PMAS do Projeto Brasil Local


A Cáritas Brasileira reuniu, no período de 29 a 31/03, em Brasília, as equipes regionais e temáticas do Projeto Brasil Local.

O objetivo do evento foi apresentar a ferramenta Sibelê (que será a estratégia de registro das ações do projeto que ficarão disponíveis na internet), definição quais experiências serão prioritárias para o processo de sistematização, discutir a realização de procedimentos, revisitar objetivos, metas e resultados, definir uma estratégia de monitoramento através de indicadores, discutir integração de ações entre as modalidades e lançar encaminhamentos para a continuidade do projeto.

O Projeto Brasil Local é um projeto voltado para o Desenvolvimento Local Sustentável a partir da atuação de Agentes oriundos de comunidades.

Participaram da oficina as 10 executoras que desenvolvem as propostas regionais e temáticas, Também coordenadores/as dos projetos e articuladores/as estaduais.

Brasil Local Norte I: ADSMAR
Brasil Local Norte II: ITASA
Brasil Local Nordeste I: AACC
Brasil Local Nordeste II: Via do Trabalho
Brasil Local Centro Oeste: JUDEC
Brasil Local Sudeste: UNISOL
Brasil Local Sul: AVESOL
Brasil Local Etnodesenvolvimento e ES: COPEETEC e CONAQ
Brasil Local Feminista e ES: Guayí
Brasil Local Articulação Nacional: Cáritas Brasileira

Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, esteve presente ao evento. Apresenta o Projeto Brasil Local como uma das principais ações da SENAES, trazendo uma avaliação das etapas desenvolvidas desde 2005, junto com toda a equipe.

Roberto Marinho, Diretor da SENAES, trouxe ao coletivo a importância do Projeto de Agentes de Desenvolvimento dentro da proposta da Economia Solidária para a erradicação emancipatória da pobreza extrema apresentada ao Governo Federal.