quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ofertas e demandas para a Feira de Trocas Solidárias


Assim poderemos divulgar ofertas e demandas antes do dia do evento 27/10.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cadastre-se para Feira de Trocas Solidárias




Cadastre-se para Trocas Solidárias na Barra Lateral até o dia 26/10.

domingo, 21 de outubro de 2012

Inaugurado o primeiro Banco Comunitário de Rondônia "Pérola do Mamoré"


As atividades iniciaram no dia 19/10 com a capacitação de comunitários e gestores/as de finanças solidárias no Auditório da Câmara de Vereadores, seguida de inauguração do Banco Pérola do Mamoré (20/10)  que está situado no Bairro Serraria, em Guajará-Mirim.

A inauguração contou com a participação da comunidade, Atalibio Pegorini (atual Prefeito), Ana Nete Dantas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), Dúlcio Mendes (futuro Prefeito) e sua Vice Cleide Zeed, Edjales Brito (Agente do Projeto Brasil Local), Marivaldo Vale (Instituto Capital Social da Amazônia), Marcos Nobre e Rafael Altomar (parceiros pelo Coletivo Fora do Eixo Rondônia), João Elói (UNIR), outras autoridades e parceiros.

A ação de implantação do Banco Comunitário foi desenvolvida em parceria com a União Municipal das Associações de Moradores e comunitários/as do Bairro Serraria, através de um diálogo iniciado em novembro/2011 e que culmina neste ato de inauguração.

A perspectiva dos bancos comunitários é focada no desenvolvimento local, autogestão, cooperação, solidariedade, democracia, reconhecimento e valorização das potencialidades comunitárias de base sustentável, geração de renda e melhoria das condições de vida de produtores/as, moradores/as entre outros.

O Banco Comunitário deu mais um passo, mas ainda conta com alguns desafios, os quais a comunidade pensa estratégias para superá-los. A parceria com a gestão pública local, reconhecendo e valorizando esta iniciativa é fundamental para a sua continuidade.

O uso da moeda social Pérola permitirá que o consumo se restrinja aos comércios e empreendimentos solidários da localidade, o que estimula o desenvolvimento destes e facilita com que estabeleçam relações comerciais em pequenos circuitos, também estabeleçam relações de amizade e parcerias entre moradores/as, comerciantes, produtores/as.

Além da moeda social, o Banco Comunitário permite outros serviços de microfinanças, correspondentes bancários etc. O mais importante é o beneficio que poderá propiciar em nível local.

Parabéns Guajará-Mirim pelo desenvolvimento desta ferramenta e tecnologia social da Economia Solidária!

Por Projeto Brasil Local Rondônia

sábado, 20 de outubro de 2012

Participem!!! Trocas Solidárias em Porto Velho!!!


Inscrições a partir de 22/10 até 26/10/2012, via http://brasillocalrondonia.blogspot.com.br/

Por: Projeto Brasil Local Rondônia

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Guajará-Mirim vai inaugurar o primeiro Banco Comunitário de Rondônia


A União Municipal de Associações de Moradores de Guajará-Mirim em parceria com o Instituto Capital Social da Amazônia, Projeto Brasil Local, Prefeitura de Guajará-Mirim e Governo Federal, inaugura no próximo dia 20/10/2012, o primeiro Banco Comunitário de Rondônia Pérola do Mamoré, no Bairro Serraria. 

Esta parceria se consolidou através do Projeto Bancos Comunitários na Amazônia e Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária Região Norte II - Brasil Local.

Promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades assistidas com o fomento às finanças solidárias através da difusão da metodologia de organização de bancos comunitários a partir dos princípios da economia solidária e fomentar a organização de empreendimentos econômicos solidários com foco no desenvolvimento local solidário são os principais objetivos das ações. 

Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento são serviços financeiros solidários em rede, de natureza associativa e comunitária, voltador para a geração de trabalho e renda, na perspectiva de reorganizar as economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária.

Por: Projeto Brasil Local Rondônia



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fórum Rondoniense de Economia Solidária realizou sua IV Plenária Estadual em Porto Velho



O Fórum Rondoniense de Economia Solidária realiza sua IV Plenária Estadual no período de 9 a 11/10/2012, no Rondon Palace Hotel em Porto Velho/RO. 

Esta IV Plenária Estadual, traz como tema  “Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”, trazendo debates e orietações de 5 Plenárias Locais realizadas entre maio e setembro/2012, vislumbrando também a contribuição do movimento rondoniense de economia solidária rumo a V Plenária Nacional do FBES, a ser realizada em dezembro/2012.

Foram cerca de 70 participantes entre representantes oriundos das plenárias locais e convidados/as de 11 municípios do Estado, que debateram ações prioritárias para o Plano de Ação 2012 - 2015 do FRES, orientações políticas e organicidade do movimento de economia em Rondônia.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Ação Social e de organizações da sociedade civil do próprio FRES, parcerias nos municípios sedes das Plenárias Locais, que desenvolvem o movimento de economia solidária em nível local, estadual, nacional e internacional.

O Fórum Estadual de Economia Solidária, assim como o Fórum Brasileiro é instrumento do movimento de economia solidária, que é constituído pelos segmentos de Empreendimentos Solidários, Entidades de Assessoria e Fomento e Gestores de Políticas Públicas para Economia Solidária em Rede.