terça-feira, 1 de abril de 2008

Comércio Justo Ético e Solidário


A visão do Brasil em relação ao comércio justo, ético e solidário

Revisão do Conceito de Fair Trade

Em linhas gerais, o comércio justo, ético e solidário parte da hipótese de que grande parte da miséria, da devastação ambiental e da massificação cultural do nosso mundo globalizado é resultado de relações comerciais injustas, entre pessoas, empresas e nações. Sendo assim, admite a suposição de que será este mesmo mercado o cenário das transformações que desejamos, e que a reconstrução de um mercado justo e eqüitativo será conquistada a partir da restauração coletiva da qualidade ética dessas relações, apoiada num Estado atuante a favor da eliminação das desigualdades sociais.

O comércio justo, ético e solidário, portanto, não se constitui de um conjunto de ações de caráter filantrópico, nem se trata de uma nova abordagem comercial segmentada, restrita a pontos de venda e consumidores privilegiados e engajados. O comércio justo, ético e solidário é uma estratégia da sociedade para a construção do mercado, a serviço do bem estar das pessoas e da conservação do meio ambiente.

Para isso, o comércio justo, ético e solidário promove a sinergia e o debate entre linhas de ação como os movimentos orgânicos, ambientalistas, desenvolvimento territorial, sistemas de certificação, acordos de comércio internacionais facilitando, o diálogo entre os diferentes esforços que têm como objetivo o desenvolvimento local sustentável ou a redução da miséria e das desigualdades sociais.

Comércio Justo, Ético e Solidário - preocupações e princípios :

O comércio justo, ético e solidário está baseado em princípios como erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, eliminação das descriminações de raça, gênero e religião, preservação da saúde das pessoas e do ambiente, eliminação dos níveis de intermediação comercial especulativa, garantia do pagamento de preços justos aos pequenos produtores, respeito aos direitos trabalhistas, respeito às identidades históricas e culturais locais e regionais, valorização das dimensões não geográficas do território, fortalecimento das capacidades de escolha e planejamento das pessoas, estimulo ao surgimento de formas associativas e cooperativadas, apoio ao desenvolvimento e oferta de ferramentas de conhecimento e de tomada de decisão, garantia dos fluxos multidirecionais de informações entre os atores envolvidos, entre outros.

Comércio Justo, Ético e Solidário - o conceito para o Brasil

Estratégia de empoderamento dos trabalhadores assalariados, pequenos produtores urbanos e rurais e agricultores familiares, que se encontram em desvantagem econômica, ou marginalizados pelo modelo de mercado globalizado predominante, baseado em :

· Relações comerciais éticas e co-responsáveis entre os diversos atores da cadeia produtiva e entre nações.

· Remuneração justa e digna para quem produz e composição de preços transparente para quem consome, contribuindo para a restauração dos níveis de solidariedade e cidadania no interior da sociedade.

· Respeito às diversidades culturais e históricas e reconhecimento do valor do saber e da imagem das comunidades tradicionais.

· Defesa da convivência sustentável entre as pessoas e o meio ambiente.

· Promoção do diálogo entre quem produz e quem consome, como forma de se contrapor ao conceito de sucesso e prazer baseado na competição e no consumo massificado, em favor de um modelo de mercado livre para todos, a serviço da felicidade e da liberdade de todas as pessoas.

FACES do BRASIL

O Fórum de Articulação para o Comércio Ético e Solidário do Brasil - FACES do Brasil resultou do encontro de diversas experiências e iniciativas privadas e governamentais que vêm acontecendo há algum tempo no Brasil, não só relacionadas diretamente com comércio justo, ético e solidário internacional, mas também as associadas com a implementação de políticas e projetos voltados para o fortalecimento das capacidades de pequenos produtores rurais e urbanos, de diferentes setores de atividades.

Em fase de estruturação, o FACES do Brasil parte do ponto de vista de que os cidadãos e as organizações do Brasil, bem como as internacionais que atuam no Brasil ou para o Brasil, carecem de um composto referencial com foco no desenvolvimento local sustentável, na eliminação da miséria e da desigualdade social, na conservação do ambiente e no resgate das identidades e culturas territoriais. Esse conjunto inclui princípios, valores, normas, regulamentos, critérios, ferramentas, estratégias e políticas, que garantam a qualidade física e não-física dos produtos, processos e relações para um mercado justo e eqüitativo.

Que FACES são essas

São as diferentes faces étnicas que formam o povo brasileiro, sua força, sua hospitalidade, irreverência, alegria, energia.

São as diversas faces culturais do Brasil, os sabores, os saberes, os valores, os costumes, os interesses.

São as faces geográficas, os relevos e climas, fauna e flora, a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, praias, campos, montanhas, desertos, mangues e outras paisagens, moradias da vida e da beleza no Brasil.

FACES do Brasil - Missão

Fomentar a criação de um ambiente favorável à construção e implementação de um sistema brasileiro de comércio justo, ético e solidário, promovendo a equidade e a inclusão social.

FACES do Brasil - Visão

Ser uma referência nacional e internacional na articulação de uma rede plural de atores para consolidar uma cultura e um sistema de comércio justo, ético e solidário no Brasil, visando o desenvolvimento sus

Notas :

FACES do BRASIL - Forum de Comércio Ético e Solidário no Brasil

E um Forum Nacional que integra uma gama enorme de atores institucionais publicos e privados, sociedade civil organizada, ongs, movimentos sociais ligados a temática e grupos produtivos. Esse carater hibrido constitui sua riqueza e o principal desafio de se constituir num processo transparente e democrático.

http://www.coordinationsud.org/Abong1/article.php3?id_article=137

Um comentário:

Ascom Brasil Local disse...

muito legal o novo cabeçalho do blogue.
;)