O QUE É A CARAVANA BANCOS COMUNITARIOS NO CEARÁ?
É uma ação do projeto Bancos Comunitários no Ceará. A caravana consiste em uma viagem de 04 dias pelo interior do estado, percorrendo 10 municípios, inaugurando 01 banco comunitário em cada município visitado.
O QUE É O PROJETO BANCOS COMUNITÁRIOS DO CEARÁ?
É uma parceria entre o Instituto Palmas e o Governo do Estado do Ceará (através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS) para implantação de 10 Bancos Comunitários no Ceará, em municípios com baixo IDHM. O projeto conta também com a parceria do Banco Popular do Brasil. O projeto teve início em Janeiro de 2008 e conta com recursos do FECOP (Fundo Estadual de Combate a Pobreza)
COMO SERÁ ORGANIZADA A CARAVANA?
Ao longo de 04 dias, um grupo de 40 pessoas (em um ônibus), percorrerá os dez municípios, participando da inauguração dos bancos, conhecendo um pouco a dinâmica, as pessoas, as lideranças, testemunhando os desafios e o potencial de cada lugar. A Caravana pernoitará nos próprios municípios, conforme o Roteiro.
QUAIS OS OBJETIVOS DA CARAVANA?
01) Inaugurar 10 bancos comunitários, garantindo serviços financeiros à população do Ceará, numa perspectiva de geração de trabalho e renda de acordo com os princípios da Economia Solidária.
02) Ampliar as parcerias para apoiar as trabalhadoras e trabalhadores beneficiados pelos bancos comunitários no que diz respeito à capacitação profissional, melhoria tecnológica da produção e estratégias de comercialização de seus produtos.
03) Mostrar a exclusão dos serviços financeiros em que se encontra a maioria da população cearense, principalmente as que moram em pequenos municípios e distritos do estado e o potencial dos bancos comunitários enquanto uma resposta a essa exclusão.
QUEM PODE PARTICIPAR DA CARAVANA?
- Ficha de Inscrição
- Roteiro
Fonte: Banco Palmas Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário