segunda-feira, 19 de maio de 2008

Caravana de Bancos Comunitários no Ceará

Nos dias 28 a dia 31 de Maio o Banco Palmas estará realizando uma grande Caravana para inaugurar dez bancos comunitários no interior do Ceará. Saiba um pouco mais sobre a Caravana aqui.

O QUE É A CARAVANA BANCOS COMUNITARIOS NO CEARÁ?

É uma ação do projeto Bancos Comunitários no Ceará. A caravana consiste em uma viagem de 04 dias pelo interior do estado, percorrendo 10 municípios, inaugurando 01 banco comunitário em cada município visitado.

O QUE É O PROJETO BANCOS COMUNITÁRIOS DO CEARÁ?

É uma parceria entre o Instituto Palmas e o Governo do Estado do Ceará (através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS) para implantação de 10 Bancos Comunitários no Ceará, em municípios com baixo IDHM. O projeto conta também com a parceria do Banco Popular do Brasil. O projeto teve início em Janeiro de 2008 e conta com recursos do FECOP (Fundo Estadual de Combate a Pobreza)

COMO SERÁ ORGANIZADA A CARAVANA?

Ao longo de 04 dias, um grupo de 40 pessoas (em um ônibus), percorrerá os dez municípios, participando da inauguração dos bancos, conhecendo um pouco a dinâmica, as pessoas, as lideranças, testemunhando os desafios e o potencial de cada lugar. A Caravana pernoitará nos próprios municípios, conforme o Roteiro.

QUAIS OS OBJETIVOS DA CARAVANA?

01) Inaugurar 10 bancos comunitários, garantindo serviços financeiros à população do Ceará, numa perspectiva de geração de trabalho e renda de acordo com os princípios da Economia Solidária.

02) Ampliar as parcerias para apoiar as trabalhadoras e trabalhadores beneficiados pelos bancos comunitários no que diz respeito à capacitação profissional, melhoria tecnológica da produção e estratégias de comercialização de seus produtos.

03) Mostrar a exclusão dos serviços financeiros em que se encontra a maioria da população cearense, principalmente as que moram em pequenos municípios e distritos do estado e o potencial dos bancos comunitários enquanto uma resposta a essa exclusão.

QUEM PODE PARTICIPAR DA CARAVANA?

Técnicos do poder público, instituições de ensino e estudantes interessados na temática, ongs, profissionais da imprensa e outras instituições que trabalham com geração de renda e economia solidária. Os interessados devem enviar a Ficha de Inscrição pelo correio eletrônico bancopalmas@uol.com.br. Caso seja necessário haverá seleção dos participantes, compatibilizando-se com o número de vagas no ônibus. Outras informações: (85) 3250-8279.

- Ficha de Inscrição
- Roteiro


Fonte: Banco Palmas Fortaleza

Nenhum comentário: