sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

“FSM2009 e os atuais desafios da comunicação democrática: O paradoxo dos benefícios da sociedade em rede e as perigosas possibilidades da sociedade do controle” Por Everton Rodrigues

oiradar

Este texto está em construção, então, sinta-se a vontade para contribuir AQUI.

Ao analisar a história da existência da vida humana, veremos que a humanidade passou por profundas transformações. Essas mudanças são entendidas como: a evolução humana. Além disso, compreende-se que essas modificações possuem ligações com o desenvolvimento da tecnologia, quase que despercebidas pela sociedade.

Por exemplo: como seria o mundo de hoje se no período pré-histórico não tivéssemos adquirido conhecimento tecnológico para produzir e utilizar o fogo e a roda? É possível imaginar nossa sociedade sem essas duas ferramentas?

E se não tivéssemos passado pela revolução industrial? Fenômeno que impactou no processo de produção em grande escala e, com isso, construiu a sociedade do consumo.

Atualmente estamos passando por outras transformações, e o impacto destas atingem profundamente todos setores da sociedade, em suas relações econômicas, culturais e politicas .Ter acesso com velocidade a dados, informações e conhecimentos, é sinônimo de poder, e isto é uma revolução que leva diferentes nomes: a era digital, revolução da informação, sociedade da informação, era da informação, sociedade em rede, entre outras.

Em, 1957 os soviéticos lançaram o Sputnik (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sputnik) o primeiro satélite artificial lançado ao espaço, que resultou no aumentou da corrida tecnológica na guerra fria, travada entre EUA e ex-URSS. Após esse acontecimento pioneiro da ex-URRS, os EUA com medo de um ataque nuclear estimulou o desenvolvimento de um sistema de comunicação que funcionava de forma descentralizada, e que conectava vários agentes, ou pontos de comunicação, para que, facilitasse a circulação de informações militares, nascendo assim a ARPANET.

Podemos dizer que este fato teve como resultado a fomentação de especialistas em tecnologia de computadores em rede, ou hackers, que já tinham iniciativas na área e trocavam conhecimentos nas universidades norte americanas. (Prossegue AQUI).

Acima ilustrando o texto, a “tira” “! Oi Radar! ” de Karlisson Bezerra. Karlisson é desenvolvedor web, ilustrador e programador nas horas vagas, responsável por Nerdson não vai à escola, um blog de quadrinhos sobre programação, arte e cultura digital. Quadrinhos feitos de nerd para nerds.

everton

EVERTON RODRIGUES é colaborador, 33 anos, educador popular, técnico e consultor em tecnologias livres, faz parte do Projeto Software Livre Brasil e do movimento de economia solidária. Trabalha atualmente na coordenação nacional e equipe de formacão do Projeto Casa Brasil - Mais informações em participantes. Para ler mais posts desse colaborador clique AQUI ou em Everton Rodrigues na coluna fixa ao lado, em colaboradores(as).

Fonte: Outra Economia Acontece RS

Nenhum comentário: