sábado, 28 de fevereiro de 2009

MDA, Banco da Amazônia e Seapa realizam capacitação para técnicos em créditos rurais

A partir da próxima segunda-feira (02), técnicos das entidades de assistência técnica e extensão rural, representantes de instituições financeiras, entidades civis e outros profissionais envolvidos com os créditos da reforma agrária e com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) participam de capacitação para elaboração de projetos do Pronaf A. O treinamento prossegue até a próxima sexta-feira (06) e vai totalizar 40 horas.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Roraima, o Banco da Amazônia e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O objetivo é reciclar e atualizar os técnicos para a elaboração dos projetos Pronaf, minimizar os entraves existentes no processo de elaboração e contratação, bem como gerar uma troca de informações entre os elaboradores, agente financeiro e técnicos responsáveis pela análise e efetivação da contratação.

O primeiro dia de treinamento (segunda-feira) será aberto ao público e acontece a partir das 8h, no auditório da Seapa. Nos demais dias, a capacitação será realizada na sala de informática da Escola de Governo, no Centro, a partir das 8h, mas, apenas poderão participar as pessoas que já se inscreveram. A capacitação será ministrada pelo coordenador da Gerência da Agricultura Familiar do Banco da Amazônia, Benito Calzavara.

A programação envolve assuntos como: instalação da planilha do Pronaf nos micros e apresentação da utilização de todos os aplicativos do programa, revisão dos conceitos básicos de crédito, apresentação das linhas de crédito do Pronaf e sua operacionalização, além de exercícios práticos para elaboração de projetos.

A delegada federal do MDA em Roraima, Célia Souza, ressalta que a capacitação já faz parte do calendário de ações do MDA no Estado, cujo objetivo é melhorar a elaboração dos projetos e a aplicação dos créditos disponibilizados aos produtores rurais.

No final do treinamento, será dada continuidade a agenda de compromissos entre os parceiros que operacionalizam os créditos rurais para definir os projetos que serão apresentados ao banco para serem operacionalizados com recursos do plano Safra 2008/2009.

Fonte: Portal MDA

Nenhum comentário: