domingo, 8 de fevereiro de 2009

Textos das Assembléias no Fórum Social Mundial

MANIFIESTO DEL ESPACIO DE LOS DERECHOS COLECTIVOS DE LOS PUEBLOS Y NACIONES SIN ESTADO PARA EL FORO SOCIAL MUNDIAL DE BELEM 2009

El respeto a los derechos colectivos de los Pueblos, uno de los fundamentos de otro mundo posible.

Leia mais…

Agroecologia - Aldeia da Paz

Esta carta representa a síntese das discussões que ocorreram a partir do dia 28 de janeiro de 2009 no acampamento da Aldeia da Paz e se repetindo nos demais dias do Fórum Social Mundial.

Leia mais…

Carta LGBT ao Fórum Social Mundial

Desde 2001, sob a bandeira de que um outro mundo é possível, milhares de pessoas de todos os continentes vêm participando do Fórum Social Mundial, na perspectiva de construção de uma outra sociedade, onde a exploração do mercado e a opressão das diversidades sejam superadas.

Leia mais…

Fórum Mundial de Ciência e Democracia

Nosso objetivo é iniciar um processo aberto e inclusivo visando a construção de uma rede internacional de movimentos, organizações e indivíduos que compartilham essa visão crítica.

Leia mais…

RESOLUÇÕES DA ASSEMBLÉIA ´PAN-AMAZONICA FORUM SOCIAL MUNDIAL - BELÉM -2009

Com a presença de aproximadamente 400 participantes de organizações e movimentos sociais amazônidas da Guiana Francesa, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Brasil , alimentada pela realização de cinco Encontros Sem-Fronteiras e diversos fóruns regionais de luta preparatórios para o evento do Fórum Social Mundial realizou-se a Assembléia Pan-Amazônica do FSM que aprovou as seguintes resoluções:

Leia mais…

ASSEMBLÉIA DE COMBATE À CORRUPÇÃO FSM 2009 AMAZÔNIA

Os participantes da Assembléia Final de combate à corrupção e impunidade, vindos de todos os continentes, e que debateram durante o FSM 2009 diferentes aspectos e dimensões da corrupção e da impunidade no mundo propõem:

Leia mais…

Declaração da Assembléia de Mulheres - FSM 2009

No ano em que o FSM encontra-se com a população da Pan-Amazônia, nós mulheres de diferentes partes do mundo, reunidas em Belém, afirmamos a contribuição das mulheres indígenas e das mulheres de todos os povos da floresta como sujeito político que vem enriquecer o feminismo a partir da diversidade cultural de nossas sociedades e conosco fortalecer a luta feminista contra o sistema patriarcal capitalista globalizado.

Leia mais…

Chamado à recuperação dos bens comuns

A privatização e a mercantilização de elementos vitais para a humanidade ET LA PLANETE são mais fortes do que nunca.

Leia mais…

Declaración de la Asamblea del Agua

Los movimientos por el agua reunidos en el Forum Social Mundial de Belem consideran que este modelo económico ha declarado guerra a la naturaleza: al agua, al aire, a la tierra y los bosques, y a todos los bienes comunes naturales.

Leia mais…

Acuerdo de Asamblea sobre Crisis de Civilización Occidental Capitalista

Articulemos Paradigmas Alternativos. Foro Temático 2010: Descolonialidad, Desmercantilización de la Vida, Bien Vivir y Derechos colectivos

Leia mais…

Movimientos sociales urbanos construyendo convergencia en el Foro Social Mundial

La crisis financiera actual evidencia los límites aceptables del capitalismo, los efectos de negligencias dañinas en su desregulación del alto consumismo.

Leia mais…

DECLARACIÓN DE LOS PUEBLOS INDIGENAS

LA SALVACIÓN DEL PLANETA ESTA EN LA SABIDURÍA ANCESTRAL DE LOS PUEBLOS INDÍGENAS DE LA AMAZONIA

Leia mais…

Assembleia de Crianças e Adolescente

Os participantes da América Latina (Brasil, Colombia, Chile, Argentina, México, Venezuela,) de Crianças e Adolescentes no FORUM SOCIAL MUNDIAL:

Leia mais…

SHARED CONCERNS AND ISSUES EMERGING FROM THE 1ST SCIENCE AND DEMORACY WORLD FORUM

This text is the initial result of the 1st Science & Democracy World Forum which took place in Belém on 26-27 January 2009.

Leia mais…

ASAMBLEA DEL COLECTIVO DIVERSIDADES CULTURALES DE NIÑOS, NIÑAS, ADOLESCENTES

A ASAMBLEA DEL COLECTIVO DIVERSIDADES CULTURALES DE NIÑOS, NIÑAS, ADOLESCENTES de LOS PAISES DE Bolivia, Perú, Colombia, , México, Argentina, Brasil, Chile, proponemos al FORO SOCIAL MUNDIAL:

Leia mais…

PROPOSTAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO FSM 2009

Frente à crise econômica internacional afirmamos que a economia social e solidária é uma das estrátegias que vem permitindo e crescimento econômico sustentável, parte da construção de um novo modelo de desenvolvimento que é centrado no bem estar das pessoas nos 5 continentes.

Leia mais…

Urban Movements Building Convergences at the WSF 2009

The current financial crisis demonstrates the limits of capitalism, the hazards of malign neglect in its insufficient regulation and the rush to posses and consume more.

Leia mais…

Resultado das Assembléia de Negras e Negros

A Assembléia tentou garantir que os assuntos tratados nas atividades realizadas na Tenda Afro-Negritude-Quilombola, ligados à questão da população negra, constassem, de alguma forma, nesta declaração a ser lida na Assembléia das Assembléias:

Leia mais…

Asamblea contra la guerra, las bases militares y las armas nucleares

"Nosotros, movimientos por la paz y contra la guerra, reunidos en el FSM de Belem, declaramos:

Leia mais…

DERECHOS HUMANOS

En plenaria propuesta por el caucus de derechos humanos, se abrirá al debate para que las organizaciones y personas se pronuncien sobre sus temas y estrategias en derechos humanos.

Leia mais…

Assembléia de Comunicação Compartilhada

Recomendações do Seminário de Comunicação Compartilhada realizado durante o Fórum Mundial de Mídia Livre entre iniciativas colaborativas de comunicação do FSM e representantes de movimentos sociais preocupados com a democratização da comunicação

Leia mais…

Declaração da Assembléia da Justiça Climática

JUSTIÇA CLIMÁTICA JÁ! Não às enganações neoliberais,sim às soluções populares!

Leia mais…

Impulsionar o processo permanente do Fórum Social Mundial para enfrentar a crise

Durante duas horas, representantes de 50 organizações de 12 países apresentaram aproximadamente 20 propostas e revisaram cada uma para analisar seu grau de consenso, auto- organização ou recomendações para o Conselho Internacional. Foi possível criar na página da internet openfsm.net um mecanismo para que as organizações pudessem mostrar seu apoio as propostas.

Leia mais…

Assembléia Negros/as e Fórum Social Africano

Nós, membros do Fórum Social Africano e do Conselho do Fórum do mesmo nome, com mais de 20 organizações membros presentes neste Fórum, por um lado e, o Movimento Negro Unificado (MNU) e representantes do movimento social negro brasileiro, por outro lado, encaminhamos o seguinte:

Leia mais…


Nenhum comentário: