sexta-feira, 27 de março de 2009

Participe! Debata! Contribua!

O Sistema do FBES ainda está em desenvolvimento, mas agora é a etapa em que vamos definir o seu nome e a sua identidade, que são de grande importância para a continuidade de sua construção. Na IV Plenária de Economia Solidária, em março de 2008, foram levantados alguns nomes iniciais, que serão apresentados a seguir, além de outros que foram sugeridos no meio do caminho.

Antes de você contribuir, é importante que tenha uma idéia clara sobre o que é o sistema do FBES e, principalmente, o que SERÁ!! Por isso, pedimos que leia o texto abaixo com bastante atenção. O Sistema é mais que apenas um local de relacionamentos das/os militantes da Economia Solidária e dos empreendimentos solidários: é um instrumento para a articulação comercial, política, cultural e social, e também para a gestão dos empreendimentos e organização de consumidores!!

Uma dica: na hora de escolher ou sugerir um nome, vale lembrar que o Sistema FBES pode se tornar uma referência "para" e "sobre" a economia solidária. Portanto, é bom pensarmos em passar uma mensagem clara pelo nome, facilitando a identificação da "Economia Solidária" não apenas para as pessoas envolvidas com o tema, mas também para o público em geral.

Como participar?

Abaixo segue o texto de apresentação sobre o sistema. Depois que você tiver lido e "entrado no clima" do que é o Sistema, leia os nomes já propostos até aqui, que aparecem logo em seguida ao texto.

Você poderá então ver os comentários que já foram feitos clicando em "comentários". E você pode contribuir clicando em "Enviar comentário".

Assim teremos um debate vivo e dinâmico: cada um e cada uma defendendo suas idéias, dando seus argumentos e contribuindo nesta construção.

Quando tivermos avançado bem nisso, faremos uma votação em cima dos nomes que forem mais defendidos aqui. Mas isso será outra etapa, que explicaremos depois...

Boa sorte!

Texto de inspiração: O que é o sistema FBES

Imagine ter um site só para o seu empreendimento solidário, uma lugar na internet para apresentar a história e o trabalho do seu grupo, ter uma vitrine de seus produtos ou serviços, fazer contatos e utilizar esse endereço virtual inclusive nos seus materiais de divulgação e cartão de visitas.

Imagine
um espaço que permita a articulação entre empreendimentos solidários, seja no território, tematicamente ou economicamente, por meio de redes e cadeias solidárias. Um lugar na web em que você fique sabendo de todos os eventos, documentos, grupos e pessoas relacionados a este território, tema ou setor econômico.

Imagine
uma ferramenta que possibilte organizar compras coletivamente com outras pessoas, para adquirir produtos diretamente de empreendimentos solidários de todo o país.

Imagine
um instrumento que identifique empreendimentos solidários com potencial para fornecer matéria-prima para o seu grupo ou ser comprador de seus produtos ou serviços solidários.

Imagine
um espaço onde você pode montar comunidades virtuais de interesses (do tipo do orkut, mas relacionados à economia solidária), ter amigos, arquivar seus documentos, ter seu álbum de fotos, organizar sua agenda de eventos e detectar eventos do seu interesse em todo o país, automaticamente.

Imagine ferramentas que possibilitem ao seu fórum estadual ou entidade localizar potencialidades de logística solidária entre empreendimentos, visualizando concentrações de oferta e demanda, e permitindo pensar na criação de novos empreendimentos solidários para fazer estas pontes.

Primeiras propostas de nomes

  • Anheteguá ('verdade' ou 'liberdade' em guarani)
  • Cirandas
  • Colabora
  • Computroca
  • Concrilili
  • Consolidário
  • Ecocomunica
  • Egbé ('comunidade' em Iorubá)
  • E_solidaria (ou e-solidaria)
  • Feira na rede (FeiraNaRede.net)
  • Hereamu ('reunião' em Yanomami)
  • Infosol
  • Kutukando
  • NÓS
  • e-feira

Para opinar siga por AQUI

Nenhum comentário: