sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fortaleza lança Frente Parlamentar de Economia Solidária.

Na tarde do dia 11 de maio a irreverente Companhia Bate Palmas, formada por jovens do Conjunto Palmeira de Fortaleza, acolheu a todos e todas que chegavam a Câmara de Vereadores(as) para Audiência Pública de lançamento da Frente Parlamentar de Economia Solidária de Fortaleza.

Requerida pelo vereador Ronivaldo Maia do Partido dos Trabalhadores do Ceará, a audiência pública reuniu cerca de 300 pessoas, entre trabalhadores e trabalhadoras autogestionárias e militantes que debateram a economia solidária e a institucionalidade do tema, a partir da constituição da Frente Parlamentar de Economia Solidária e de Leis municipais e estaduais.

A Audiência Pública contou com a participação do Deputado Federal Eudes Xavier (PT/CE), da Deputada Estadual Raquel Marques (PT), Dione Manetti - Secretaria Nacional de Economia Solidária, Rede Cearense de Socioeconomia Solidária Cristina Gusmão, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social e CUT/ADS CE.

No plenário, muitas representações de empreendimentos, da Marcha Mundial das Mulheres, de agentes do Brasil Local, de lideranças comunitárias e populares, estampando suas bandeiras nas paredes do auditório.

O momento foi simbólico e reflexivo para aqueles e aquelas que estão vivendo e construindo a trajetória da economia solidária no Brasil, pois foi recuperada a história da organização social da economia solidária, desde os organismos de base constituídos pela igreja, às políticas públicas inovadoras para o tema e a articulação nacional do movimento de economia solidária.

Hoje o acumulado da Economia Solidária se reflete na institucionalização do tema a partir das demandas dos trabalhadores e trabalhadoras que invertem a lógica do Estado e pautam a necessidade da institucionalização do tema, a criação de Frentes Parlamentares e a construção de Marcos Legais.

A força política dos atores e atrizes da economia solidária de Fortaleza e do estado do Ceará construiu fortes representações políticas e articulações na esfera do legislativo. A economia solidária cearense conta com atuação parlamentar nas três esferas do legislativo, fato único no Brasil. Pautando o tema e levantando a bandeira estão o deputado federal Eudes Xavier, a deputada estadual Raquel Marques e o vereador Ronivaldo Maia, todos do PT. Na sequência trataremos do tema com mais fôlego aqui neste blog.

Saudamos a grande conquista política das trabalhadoras e trabalhadores da economia solidária de Fortaleza e do Ceará e seus(as) parlamentares.

Desejamos vida longa as construções de base, as conquistas do movimento, e muita vida longa a economia solidária do Ceará e aos companheiros e companheiras.

Finalizo este breve relato com uma frase dita pelo companheiro Eudes Xavier coordenador da Frente Parlamentar Nacional da Economia Solidária “Nós não precisamos pedir licença”.

Fonte: Analine Specht - Brasilautogestionario

Nenhum comentário: