quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Economia Solidária em pauta no Congresso Nacional

Fonte: Secretaria Executiva FBES

O Café Solidário organizado pela Frente Parlamentar de Economia Solidária em conjunto com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES marcou a união da Frente com o movimento, fortalecendo a economia solidária enquanto alternativa emancipatória para a erradicação da pobreza extrema.

Image

Na mesa de abertura estava o presidente da Frente, deputado Eudes Xavier (PT-CE), a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), Maribel Kauffmann da Coordenação Executiva do FBES; Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e Daniel Tygel da Secretaria Executiva do FBES.

O evento contou com a presença de 16 deputados que se comprometeram em fortalecer a Frente neste novo mandato. A Coordenação Executiva do FBES pautou a necessidade de encaminhar os projetos de leis que tramitam na casa e a importância da concretização da Secretaria Especial de Economia Solidária.

Image

Foi consenso nas falas que o local institucional da economia solidária no governo federal requer um patamar a altura de sua proposta de desenvolvimento justo, sustentável e solidário para o país. A economia solidária por atingir diversos temas e demandas sociais demanda uma Secretaria Especial de Economia Solidária para responder a sua natureza e a transversalidade de suas políticas no governo.

“A economia solidária vai além do combate a pobreza, e coloca em pauta outro modelo de desenvolvimento, gerando uma sociedade comprometida com o futuro de seu país”, destacou Maribel Kauffmann.

Na relação com a erradicação da pobreza extrema a “economia solidária é o que dará consistência e eficácia para acabar com a miséria, como alternativa econômica ao país”, segundo Luiza Erundina. Para Singer, a economia solidária “é uma via para melhoria da qualidade de vida das pessoas, aonde as próprias pessoas, com a ajuda do estado, fazem esta conquista”.

Finalizando a mesa, o deputado Eudes Xavier destacou que a parceria entre o FBES com a Frente Parlamentar trará maior força para resposta às demandas da economia solidária, visto que a nova composição da Frente será mista, contando com cadeiras para o movimento social, na perspectiva de desenvolver um trabalho compartilhado e cooperado. Estiveram no evento os/as deputados/as Elvino Bohn Gass (PT/RS), Marconi (PT/RS), Francisco Praciano (PT/AM), Newton Lima (PT/SP), Marcon (PT/RS), Luiza Erundina (PSB/SP), Paulo Pimenta (PT/RS), Assis do Couto (PR/PT), William Dib (PSDB/SP), Saguas Moraes (PT/MT), Padre Tom (PT/RO), Padre João (PT/MG), Claudio Poti (PT/PA), Fátima Bezerra (PT/RN), Jesus Rodrigues (PT/PI) e Clara Moraes (PT /GO).

Deputado Federal Padre Ton representante de Rondônia na Câmara dos Deputados, esteve presente a audiência do FBES e Frente Parlamentar de Economia Solidária

O deputado Padre Ton (PT/RO), que estréia na Câmara dos Deputados após dois mandatos na prefeitura de Alto Alegre dos Parecis/RO, contribuiu no debate trazendo um panorama das dificuldades e gargalos enfrentados pelos produtores rurais da sua região de origem, em especial, e do Estado. Também falou a cerca das potencialidades, trazendo a experiência de Empreendimentos da Apicultura, por exemplo, que movimentam mais de um milhão de reais/ano, um volume de recursos considerável. Ainda na perspectiva dos gargalos, pensa que a construção das usinas poderia trazer um ambiente de desburocratizar a comercialização de produtos dos trabalhadores e trabalhadoras e disse que os milhares de empregos gerados poderiam significar a possibilidade de se fortalecer a Economia Solidária na região de Porto Velho, especialmente no entorno das usinas. Porém, efetivamente a burocracia ainda é um entrave.

O Deputado Padre Ton declarou ao movimento pela Economia Solidária apoio as reivindicações a partir das representações do seu Estado e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e que será um parceiro na Câmara.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Brasil Local realiza capacitação em Guajará-Mirim

Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Guajará-Mirim

Com o objetivo de fomentar a organização local da economia solidária e apoiar os empreendimentos e alavancar seu potencial sem perder sua natureza solidária, o Projeto Brasil Local promovido pelo ITASA - SENAES/MTE coordenado por Andréa Mendes, coordenadora Estadual do Projeto Norte II, Fórum Rondoniense de Economia Solidária e Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, desenvolveu ciclo de palestras no Município, tendo início na manhã do dia 15 de fevereiro, realizado no auditório da SEMMA.

O curso foi realizado gratuitamente, ministrada por Ana Cláudia, representante da empresa de consultoria do Projeto Brasil Local. Direcionada a empreendedores solidários, produtores, extrativistas, pescadores, agricultores, artesãos e outros trabalhadores informais, a capacitação apresentou conceitos referentes a associativismo e cooperativismo, trabalhando na formação de preço justo, noções de elaboração de projetos, bem como histórico da Economia Solidária no cenário nacional, abriu discussões para identificação de potenciais empreendimentos como forma de contribuir para a produtividade economicamente solidária e trabalhar o desenvolvimento dos empreendimentos identificados pelos agentes do projeto.

A capacitação constitui, também, a base para a concretização e implantação de propostas na criação da economia solidária, no desenvolvimento de práticas associativas, elaboração de projetos, que após execução, serão encaminhados à Câmara Municipal para análise. De acordo com Edjales, alguns projetos estão sendo encaminhados pela prefeitura à câmara municipal este ano, após análise da última capacitação realizada no ano de 2010, com o intuito de implantar no município o Banco Comunitário e o Micro-crédito e finanças.

Estiveram presentes na capacitação o vice-prefeito Hilter Gomes Videira, Edjales Benício, consultor do Projeto Brasil Local, Thiago Nassur, Biólogo da SEMMA.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Projeto Brasil Local realiza consultorias aos empreendimentos solidários em Porto Velho


Na perspectiva do apoio e fomento 05 organizações solidárias e em continuidade às ações já desenvolvidas por este Projeto em Porto Velho, aconteceu consultoria local realizada pela Fatuk To’os/Instituto ITASA/Projeto Brasil Local Norte II, no período de 14, 15 e 19/02.

Foram atividades formativas e de atendimento direto aos empreendimentos solidários vislumbrando o desenvolvimento destas bases na Economia Solidária.

O Projeto contou com a parceria da Associação de Moradores do Bairro Ulisses Guimarães, que cedeu espaço para formação. O objetivo deste diálogo com a Associação também pretendia fazer uma apresentação da Economia Solidária aos/as moradores/as do território onde está prevista a implantação do Projeto de Bancos Comunitários nesta Capital (Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Airton Sena).

Os grupos participantes da consultoria são dos segmentos do Artesanato, Agricultura Familiar, Catadores de Materiais Recicláveis.