segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Brasil Local realiza capacitação em Guajará-Mirim

Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Guajará-Mirim

Com o objetivo de fomentar a organização local da economia solidária e apoiar os empreendimentos e alavancar seu potencial sem perder sua natureza solidária, o Projeto Brasil Local promovido pelo ITASA - SENAES/MTE coordenado por Andréa Mendes, coordenadora Estadual do Projeto Norte II, Fórum Rondoniense de Economia Solidária e Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, desenvolveu ciclo de palestras no Município, tendo início na manhã do dia 15 de fevereiro, realizado no auditório da SEMMA.

O curso foi realizado gratuitamente, ministrada por Ana Cláudia, representante da empresa de consultoria do Projeto Brasil Local. Direcionada a empreendedores solidários, produtores, extrativistas, pescadores, agricultores, artesãos e outros trabalhadores informais, a capacitação apresentou conceitos referentes a associativismo e cooperativismo, trabalhando na formação de preço justo, noções de elaboração de projetos, bem como histórico da Economia Solidária no cenário nacional, abriu discussões para identificação de potenciais empreendimentos como forma de contribuir para a produtividade economicamente solidária e trabalhar o desenvolvimento dos empreendimentos identificados pelos agentes do projeto.

A capacitação constitui, também, a base para a concretização e implantação de propostas na criação da economia solidária, no desenvolvimento de práticas associativas, elaboração de projetos, que após execução, serão encaminhados à Câmara Municipal para análise. De acordo com Edjales, alguns projetos estão sendo encaminhados pela prefeitura à câmara municipal este ano, após análise da última capacitação realizada no ano de 2010, com o intuito de implantar no município o Banco Comunitário e o Micro-crédito e finanças.

Estiveram presentes na capacitação o vice-prefeito Hilter Gomes Videira, Edjales Benício, consultor do Projeto Brasil Local, Thiago Nassur, Biólogo da SEMMA.

Nenhum comentário: