sábado, 2 de abril de 2011

II Oficina de PMAS do Projeto Brasil Local


A Cáritas Brasileira reuniu, no período de 29 a 31/03, em Brasília, as equipes regionais e temáticas do Projeto Brasil Local.

O objetivo do evento foi apresentar a ferramenta Sibelê (que será a estratégia de registro das ações do projeto que ficarão disponíveis na internet), definição quais experiências serão prioritárias para o processo de sistematização, discutir a realização de procedimentos, revisitar objetivos, metas e resultados, definir uma estratégia de monitoramento através de indicadores, discutir integração de ações entre as modalidades e lançar encaminhamentos para a continuidade do projeto.

O Projeto Brasil Local é um projeto voltado para o Desenvolvimento Local Sustentável a partir da atuação de Agentes oriundos de comunidades.

Participaram da oficina as 10 executoras que desenvolvem as propostas regionais e temáticas, Também coordenadores/as dos projetos e articuladores/as estaduais.

Brasil Local Norte I: ADSMAR
Brasil Local Norte II: ITASA
Brasil Local Nordeste I: AACC
Brasil Local Nordeste II: Via do Trabalho
Brasil Local Centro Oeste: JUDEC
Brasil Local Sudeste: UNISOL
Brasil Local Sul: AVESOL
Brasil Local Etnodesenvolvimento e ES: COPEETEC e CONAQ
Brasil Local Feminista e ES: Guayí
Brasil Local Articulação Nacional: Cáritas Brasileira

Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, esteve presente ao evento. Apresenta o Projeto Brasil Local como uma das principais ações da SENAES, trazendo uma avaliação das etapas desenvolvidas desde 2005, junto com toda a equipe.

Roberto Marinho, Diretor da SENAES, trouxe ao coletivo a importância do Projeto de Agentes de Desenvolvimento dentro da proposta da Economia Solidária para a erradicação emancipatória da pobreza extrema apresentada ao Governo Federal.


Um comentário:

Rosa Maria disse...

Seria Importente que os agentes participasem destes eventos.