domingo, 21 de outubro de 2012

Inaugurado o primeiro Banco Comunitário de Rondônia "Pérola do Mamoré"


As atividades iniciaram no dia 19/10 com a capacitação de comunitários e gestores/as de finanças solidárias no Auditório da Câmara de Vereadores, seguida de inauguração do Banco Pérola do Mamoré (20/10)  que está situado no Bairro Serraria, em Guajará-Mirim.

A inauguração contou com a participação da comunidade, Atalibio Pegorini (atual Prefeito), Ana Nete Dantas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), Dúlcio Mendes (futuro Prefeito) e sua Vice Cleide Zeed, Edjales Brito (Agente do Projeto Brasil Local), Marivaldo Vale (Instituto Capital Social da Amazônia), Marcos Nobre e Rafael Altomar (parceiros pelo Coletivo Fora do Eixo Rondônia), João Elói (UNIR), outras autoridades e parceiros.

A ação de implantação do Banco Comunitário foi desenvolvida em parceria com a União Municipal das Associações de Moradores e comunitários/as do Bairro Serraria, através de um diálogo iniciado em novembro/2011 e que culmina neste ato de inauguração.

A perspectiva dos bancos comunitários é focada no desenvolvimento local, autogestão, cooperação, solidariedade, democracia, reconhecimento e valorização das potencialidades comunitárias de base sustentável, geração de renda e melhoria das condições de vida de produtores/as, moradores/as entre outros.

O Banco Comunitário deu mais um passo, mas ainda conta com alguns desafios, os quais a comunidade pensa estratégias para superá-los. A parceria com a gestão pública local, reconhecendo e valorizando esta iniciativa é fundamental para a sua continuidade.

O uso da moeda social Pérola permitirá que o consumo se restrinja aos comércios e empreendimentos solidários da localidade, o que estimula o desenvolvimento destes e facilita com que estabeleçam relações comerciais em pequenos circuitos, também estabeleçam relações de amizade e parcerias entre moradores/as, comerciantes, produtores/as.

Além da moeda social, o Banco Comunitário permite outros serviços de microfinanças, correspondentes bancários etc. O mais importante é o beneficio que poderá propiciar em nível local.

Parabéns Guajará-Mirim pelo desenvolvimento desta ferramenta e tecnologia social da Economia Solidária!

Por Projeto Brasil Local Rondônia

Nenhum comentário: