sábado, 15 de março de 2008

Projeto Brasil Local reúne Agentes e Parcerias no auditório da CONAB/RO

Porto Velho/RO - Durante os dias 10 e 11 de março de 2008, no auditório da CONAB/RO, após a recomposição da equipe de Agentes em Rondônia, o PROJETO BRASIL LOCAL realiza sua primeira reunião estadual, objetivando capacitação e planejamento de ações nas localidades.

O Brasil Local, em sua nova fase, pretende avançar no fortalecimento da Economia Solidária em pelo menos oito municípios de Rondônia. A equipe é composta por uma Coordenação Estadual e mais 09 agentes, para apoiar a organização coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras em empreendimentos econômicos solidários, visando a geração de trabalho e renda, além do empoderamento dos beneficiários na promoção do desenvolvimento local sustentável.

Estiveram presentes na reunião a Assessora de Gênero do Projeto, Sra. Ester Dantas, que veio contribuir com o planejamento de atividades, o Sr. Olavo Nienow, Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário em Rondônia - DFDA/MDA, explanou a respeito das Políticas Territoriais do MDA, em especial o Território da Cidadania, que foi lançado a poucos dias, no município de Ji-Paraná/RO (Território Central) e a respeito dos Sistemas Estaduais de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos de Economia Solidária - SECAFES. Também, o Sr. José Carlos Gadelha, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (SEMDES) do município de Porto Velho, norteou aos presentes quanto ao Sistema Público de Trabalho no fortalecimento da Economia Solidária e demais políticas públicas no município, principalmente as que desenvolve em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, além de apresentar a proposta da Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária que coordena em nível de Rondônia e Acre. Completando o link de potenciais parcerias, Marisson Marinho, técnico da CONAB/RO, falou em linhas gerais assuntos que se relacionam com as questões de Segurança Alimentar e informou os procedimentos de como a sociedade pode acessar algumas operações da CONAB, a exemplos da Compra Antecipada, Compra Direta da Agricultura Familiar, CPR Estoque e CPR Doação.


Nesta perspectiva de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, Segurança Alimentar e Nutricional, articulação territorial, empoderamento e fortalecimento, o Brasil Local Rondônia mapeará as iniciativas de Economia Solidária nos municípios e atuará de forma a articular a organização solidária em seus vários aspectos, especialmente a organização de mulheres, jovens, povos tradicionais e beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF em empreendimentos econômicos solidários, articular a organização em rede dos empreendimentos solidários, promover o processo de legalização dos empreendimentos acompanhados pelo projeto, fortalecer a organização social e política da economia solidária, apoiar a criação de bancos comunitários de desenvolvimento.

http://brasillocalrondonia.blogspot.com

Nenhum comentário: