Sementes
A aquisição de sementes poderá ser feita junto aos coletores de castanha, tomando-se o cuidado de adquirir sementes de árvores sadias e de alta produtividade. O período de coletar as sementes é entre os meses de outubro a março. É importante procurar coletar de árvores que produzam sementes grandes, cuidando para usar sementes novas que não tenham perdido a umidade. Ao selecionar as mesmas, dar preferência a sementes cheias, grandes e largas.
Um dos maiores problemas para a formação de mudas referia-se à germinação da semente da castanheira, ocorrendo normalmente de 12 a 18 meses após a semeadura. Com o avanço das pesquisas é possível indicar, hoje, três processos diferentes de formação de mudas de castanheira:
Semeadura com sementes com tegumento;
Semeadura com sementes com tegumento escarificado (esmerilhado) e;
Semeadura de sementes- sem tegumento.
. Apresenta-se aqui o processo mais eficiente, que é o da semeadura de sementes sem tegumento, o qual requer um trabalho mais cuidadoso na retirada de tegumento, mas que possibilita uma germinação de 70% com apenas 3 meses de semeadura.
A fim de que o processo de retirada do tegumento seja facilitado, deve-se colocar as sementes em água por um período de 48 horas. Em seguida deve-se utilizar uma prensa apenas para trincar o tegumento, sendo que o descasque total pode ser feito com um alicate especial, com a ponta semelhante ao bico do papagaio ou empregando um canivete comum. No momento de descascar, utilizar a faca ou canivete, com muito cuidado, para que apenas seja rachada a casca ou tegumento da semente. Após, proceder a retirada total da casca utilizando um alicate ou estilete. Prestar atenção para não danificar a amêndoa, evitando assim o comprometimento do crescimento da muda.
As sementes oleaginosas têm grande susceptibilidade a fungos, exigindo controle da umidade da sementeira e tratamento com fungicida. Recomenda-se, portanto, tratar as sementes com uma solução de fungicida a base de propiconazole na concentração de 0,2% (2 g do produto em 1 litro de água), durante 90 minutos, com agitação a cada 10 minutos. As sementes após o uso do fungicida devem ser secadas à sombra, de preferência em papel jornal, durante duas horas. Selecionam-se então as mesmas, eliminando aquelas que apresentaram rachaduras durante o descascamento. (Pesquisando alternativas agroecológicas)
Sementeira
A sementeira que deve ser usado é a suspensa, feita de madeira, com caixa na altura de 1 m acima do solo, sendo que a mesma pode ser construída embaixo de um ripado com 50% de sombra, ou ter cobertura própria (Fig. 1).
Com o objetivo de prevenir o ataque de roedores utiliza-se uma saia de lata nas perna-mancas verticais da sementeira, na altura de 50 cm a partir do solo, e cobre-se com uma tela de arame toda a extensão da caixa da sementeira. Como substrato utilizar areia lavada, colocando a mesma e espalhando com as mãos ou uma ripa, sem prensar, nivelando e regando após a colocação.
Figura. 1. Sementeira suspensa |
Semeadura
O semeio deve ser considerado uma das etapas mais importantes, deitando-se as sementes sob a areia colocando o polo radicular de onde se originará a raiz (parte mais grossa) voltada para baixo, e o caulicar a uma profundidade de 1 cm da superfície do substrato, e quando existir dúvida sobre o lado do polo radicular colocar a semente na posição horizontal. A rega deve ser feita logo em seguida, repetindo a cada dois dias ou segundo seja necessário.
Figura. 2. Profundidade e posição da amêndoa no substrato
Foto: MULLER e CALZAVARA, 1989
Nenhum comentário:
Postar um comentário