sexta-feira, 25 de abril de 2008

Audiência Pública discute Planseq's Economia Solidária

O Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (Planseq Ecosol) foi tema de audiência pública realizada na tarde da última quarta-feira (23), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Lançado em março de 2007, o Plano se destina à capacitação de trabalhadores organizados em sistema de autogestão.

Ao todo, são oferecidos 14 cursos diferentes, com a participação de 5 mil educandos ligados a nove redes de empreendimentos situadas em 122 municípios de 21 estados. Os segmentos produtivos envolvidos são fruticultura, apicultura, artesanato, metalurgia e algodão agroecológico. A iniciativa é coordenada pelas secretarias nacioanais de Economia Solidária (Senaes) e Políticas Públicas de Emprego (SPPE), em parceria com o Instituto Paulo Freire, e conta com investimentos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Orçamento Geral da União.

De acordo com o diretor de Estudos e Divulgação da Senaes, Roberto Marinho, os cursos são direcionados para áreas como comercialização, acesso a crédito e assistência técnica. "Essas foram as principais dificuldades identificadas pelo levantamento que fizemos com 22 mil empreendimentos econômicos solidários", afirmou.

Entre os resultados da qualificação estão o fortalecimento e a expansão geográfica das redes e a articulação de novas parcerias. "Hoje em dia os ofícios estão sendo revolucionados a todo tempo por novas tecnologias, instrumentos, matérias-primas e maneiras de trabalhar e por isso a formação tem também que ser feita praticamente a vida inteira", avaliou o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, durante o evento.

Segundo Singer, o Plansec, originalmente pensado para suprir necessidades voltadas ao mercado formal de trabalho, incorporou conceitos sócio-educativos para atender o segmento autogestionário. "Na economia solidária não tem empregados nem empregadores. Na economia solidária os trabalhadores são os próprios patrões, são empresários que se responsabilizam coletivamente por seus empreendimentos", ressaltou.

Brasil Local - Reunidos na capital federal desde terça-feira (22), os coordenadores do Brasil Local participaram do evento. "Avaliamos que era um assunto importante, de interesse de todos nós, e resolvemos fazer um pequeno intervalo para acompanhar as discussões sobre o Planseq Ecosol", justificou o coordenador nacional do Projeto Geraldo Souza.

De volta ao Hotel Eron, onde está sendo realizada a reunião de equipe, o grupo discutiu estratégias para melhorar a comunicação interna do Brasil Local.

Assessoria de Comunicação

Fernanda Barreto
fernanda@fubra.unb.br
(61) 9965.1219

Nenhum comentário: