quarta-feira, 16 de abril de 2008

Quilombolas na I CEDRSS em Porto Velho

Entre os dias 15 e 17 de abril, acontece em Porto Velho a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A agente quilombola, Laís Miriam dos Santos, participa pela primeira vez de um evento representando a sua Comunidade de Forte Principe da Beira e o Projeto Brasil Local. Considera importante a participação de representantes das comunidades quilombolas no evento, a oportunidade possibilitará importantes frutos na perspectiva das comunidades rurais remanescentes de quilombos.


Muito se discute de possibilidades. É importante manter uma representação qualificada para defender e construir coletivamente propostas que beneficiem o desenvolvimento sustentável e solidário. Laís retornará a comunidade com todo o gás para socializar as idéias e discussões.


Na oportunidade articula juntamente com Esmeraldina, representante da comunidade quilombola do Senhor Jesus, cursos de cooperativismo, associativismo e gestão para as comunidades. Acreditam ser o primeiro passo para organizar a produção em coletividade e já vislumbrando a regularização fundiária das CRQ's, o que potencializará a geração de renda e trabalho às famílias.


Segundo Esmeraldina, a possibilidade de ampliar as terras de Jesus, de 5hc para 6.000hc será uma luz para o desenvolvimento e o retorno às comunidades de pessoas que sairam em busca de outros espaços. Para Laís fomentar dialogos nas comunidades quilombolas do Vale será muito importante para o empoderamento das pessoas, acesso a informação é primordial nesses processos.


Ainda durante a Conferência, organizou-se uma mini Feira de Economia Solidária com os produtos rurais. O Projeto Brasil Local e a Coordenação do evento, providenciou a exposição de produtos de empreendimentos atendidos em Porto Velho e outros grupos solidários, além do que fez apresentação do material de Campanha da Economia Solidária e divulgou o Projeto. Segundo a Coordenadora Andréa Mendes, apesar dos eventos já realizados no Estado, a Economia Solidária precisa ser capilarizada para outros municípios. O trabalho dos/as Agentes contribui nesse sentido. Porém, em Rondonia temos 52 municípios, onde estão distribuidos centenas de empreendimentos solidários que nem sequer sabem da existencia dessa discussão e construção. Através de Conferências e Encontros podemos informar e iniciar um contato que poderá ser importante para o futuro.


Contato: 69 9234-7658



Nenhum comentário: