sexta-feira, 18 de julho de 2008

AROA e Via Campesina realizarão 1˚ ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA DE RONDÔNIA


Várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis, resolveram juntar suas ações para fortalecer a produção agroecológica no Estado de Rondônia.

A partir dessas intenções foi instituída a: ARTICULAÇÃO RONDONIENSE DE AGROECOLOGIA – AROA, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a construção de um cenário para a produção familiar, sob a perspectiva da utilização sustentável dos recursos naturais existentes (Bioma Amazônico), com base na produção agroecológica, no envolvimento e comprometimento dos atores sociais nos processos organizacionais e produtivos. Diante disso, a AROA organiza este evento de abrangência estadual que é o Encontro Estadual de Agroecologia que se realizará entre os dias 31 de julho a 03 de agosto de 2008, no município de Ouro Preto do Oeste/RO. O evento pretende evidenciar a produção de alimentos agroecológicos, já existente, e do artesanato tradicional, através de uma exposição para o público.

Terá como participantes, representando vários segmentos sociais, Agricultores/as Familiares, Extrativistas, Povos Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhos, Assentados, Pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios, a participação das mulheres.

Uma das atividades é o Festival das Sementes Crioulas, objetivando a divulgação desta tecnologia popular, além de resgatar e valorizar a biodiversidade da região.

À noite os participante do Encontro e o público em geral desfrutarão de uma variada agenda cultural com musica, filmes, exposições, comidas típicas.

O principal objetivo da AROA é o fortalecimento do sistema de produção familiar e tradicional, com base na agricultura agroecológica e o Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia virá de encontro a este objetivo, disseminando informações e ações no Estado.


Fonte: Projeto Pe. Ezequiel

Nenhum comentário: