terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Reunião Nacional de Coordenadores do Brasil Local no DF

Acontece em Brasília, a reunião nacional de Coordenadores do Projeto Brasil Local, no período de 16 a 18/12. Representantes de 23 estados participam do encontro na Academia de Tênis.

A Coordenação Nacional pretende realizar uma avaliação do período anterior, dialogar novas propostas e construir um plano de trabalho para o próximo ano. Em 2009, o Projeto deverá demandar um conjunto maior de ações e ampliar o número de agentes de desenvolvimento local em algumas comunidades. "O Brasil Local tem como diferencial de qualidade a militância dos seus agentes, que trabalham pelo fortalecimento da economia solidária como estratégia de transformação social, especialmente num cenário de crise da economia capitalista", avaliou o coordenador nacional do projeto, Geraldo Pinto de Souza.

O professor e economista Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), esteve presente à reunião e destacou que "o crescimento da economia solidária nos últimos cinco anos, abrangendo hoje mais da metade dos municípios brasileiros. Singer avaliou o cenário da economia no próximo ano, ameaçado pela crise financeira global. Apesar dos efeitos negativos, o secretário do MTE manifestou otimismo com a economia brasileira, que deve sentir a crise, mas vai continuar crescendo".

Ainda reforça que diante da atual conjuntura é de suma importância a criação de políticas e ações voltadas à organização dos trabalhadores, constituição de empreendimentos autogestionários e de bancos comunitários, incorporando os diversos setores da sociedade anteriormente excluídos, como mulheres, quilombolas, jovens, pescadores artesanais, ribeirinhos, indígenas. Afirma que "o essencial do nosso programa é o resgate humano a partir do desenvolvimento da economia solidária integrada ao povo brasileiro".

O diretor de fomento da Senaes/MTE e Coordenador Geral do Projeto, Dione Manetti, fez um balanço das políticas públicas da secretaria e sua interface com diversos ministérios do Governo Lula. A mais recente delas é a parceria com o Ministério da Justiça para desenvolver a economia solidária como instrumento de prevenção à violência, no âmbito de comunidades beneficiadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Entre as ações que terão prioridade em 2009 está o apoio à constituição de bancos de desenvolvimento comunitário, a partir de parceria com o Instituto Palmas, responsável pela metodologia. A meta é chegar a 194 bancos comunitários até 2010.

A Fundação Universitária de Brasília esteve representada na reunião por membros do seu corpo técnico e diretivo. Explicitaram aos/as presentes um novo modelo de gestão que a Fundação implementará a partir de 2009 em maior consonância com as ações do Projeto Brasil Local.

* Alguns relatos foram extraídos do Blog Nacional. Veja também AQUI

Nenhum comentário: