segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

VIII Reunião Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Aconteceu no Gama/DF, entre os dias 27 a 30 de novembro, reunindo 26 Estados da Federação.

A pauta da reunião esteve orientada para:

• Eleger a nova coordenação executiva do FBES;

• Deliberar sobre os itens da estrutura do FBES (anexo A do Relatório Final da VI Plenária);

• Elaborar um Plano de Ação Nacional do FBES para os próximos três anos baseado nas orientações, bandeiras e seus detalhamentos aprovadas na IV Plenária Nacional e na análise de conjuntura nacional

• Fórum Social Mundial.

O Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, também esteve em diálogo direto com o FBES. O forte de sua fala foi a problemática da crise mundial. Paul Singer é um dos militantes da Economia Solidária e defensor dessa bandeira há décadas. Reputação ilibada e respeitado dentro e fora do Brasil.

Na programação da reunião aconteceram duas mesas de diálogo. Sendo a primeira, no dia 28.11, sexta-feira, composta por representantes de movimentos sociais: Fórum de Educação de Jovens e Adultos, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Articulação Nacional da Agroecologia e Fórum de Articulação para o Comércio Ético e Solidário do Brasil. Além da apresentação de suas agendas de luta, o debate com a sociedade civil pretendeu construir alianças de ação entre esses movimentos e o FBES.

No dia 29.11, sábado, houve um diálogo com o governo: MDA, MDS, SENAES/MTE, Secretaria Geral da Presidência da República.

Foram quatro dias de construção coletiva, de estratégias, de renovação, de solidariedade, de avanços.

Mais Fotos:




Nenhum comentário: