terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Rondônia realizará caravana autogestionária da Economia Solidária rumo ao Fórum Social Mundial em Belém/PA

A Caravana da Economia Solidária/RO quer integrar às atividades do segmento durante o Fórum Social Mundial que acontecerá em Belém do Pará, de 26/01 à 01/02/2009, pelo menos 47 pessoas de 35 instituições solidárias do Estado.

Um dos impulsos a participação de Rondônia no Fórum Social Mundial 2009, foi o seu caráter especialmente amazônico.


Num esforço conjunto, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, o Fórum Estadual, o Projeto Brasil Local/FUBRA/ SENAES/MTE, o SEBRAE/RO, o Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais - CPPT Cuniã, a Coordenadoria de Mulheres e Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico da Prefeitura Municipal de Porto Velho, o Conselho Estadual de Saúde, a EMATER/RO, o Projeto Terra sem Males, Cáritas, Instituto Marista de Solidariedade, o Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Delegacia Federal em Rondônia e do PPIGRE, Fórum de Empreendedores do Estado do Pará e Empreendimentos locais conseguimos mobilizar recursos e articular espaços para realizar esta ação, importante para dar visibilidade do movimento, da produção, da cultura local e entre outros aspectos, oportunizar o acesso as informações e troca de saberes entre várias comunidades, principalmente entre os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, comercialização na Feira Internacional de Economia Solidária.

A construção do Território da Economia Solidária também será resultado deste esforço coletivo.

Uma das metas da Caravana também é agregar uma grande quantidade de mulheres. O que está se configurando. São mulheres de associações ribeirinhas, quilombolas, indigenas, catadoras, artesãs, de assessorias e da gestão pública. O feminino movimenta a Economia Solidária no pais com mais de 50 % de participação nos empreendimentos solidários. Em Rondônia não é diferente.

Pelo menos 14 grupos da Ecosol Rondônia participarão da Feira Internacional da Economia Solidária, distribuídos em 07 (sete) estandes.

Nenhum comentário: