terça-feira, 31 de março de 2009

Unisol promove Encontro em Rondonia para discutir a Cadeia da Semente

Entre os dias 30/03 e 01/04, a UNISOL Brasil - União e Solidariedade das Cooperativas Empreendimentos de Economia Social do Brasil, realiza o I Encontro da Cadeia da Semente, que tem como objetivo discutir e planejar o funcionamento deste segmento na regiao norte.

Representantes de cinco estados do Norte (AC, RR, AM, PA, RO) participam dos debates, isto sem contar com a participação de outros representantes da Unisol, vindos do Ceara, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ligados a Justa Trama.

Na oportunidade do Encontro, o Projeto Brasil Local e a Escola Chico Mendes/CUT apoiaram a participação do Presidente da Associação Quilombola do Forte Príncipe (ASQFORTE), Elvis Pessoa.

Elvis afirma que participar do encontro contribuirá com a compreensão do que e uma cadeia produtiva de economia solidária. Na região do Vale do Guaporé, sobretudo em Príncipe da Beira, existe potencial para extrativismo e beneficiamento de diversos tipos de sementes e cipós de forma sustentável. Algumas mulheres, incentivadas pelo Brasil Local, ja produzem o artesanato, porém ainda nos falta capacitação avançada e maquinário. Temos o interesse em participar deste contexto, uma vez que trabalhar em cadeia seria uma alternativa viável ao empreendimento. Envolveria homens, jovens e mulheres, nos processos de extrativismo e beneficiamento, garantindo renda com produtos dali mesmo da nossa região. O momento é para capacitação na pratica, pois tudo esta sendo discutido coletivamente entre os representantes dos vários estados. Para mim esta sendo muito rico. Quando voltar a comunidade quero repassar tudo o que foi discutido aqui.


Ainda estavam no Encontro, Jorge Streit (Fundação Banco do Brasil) e o Superintendente do Banco do Brasil/RO, que afirmaram a importância destas iniciativas solidárias no Estado e na Região Norte.


Segundo Streit, a Fundação Banco do Brasil tem priorizado apoio aos projetos que garantam o desenvolvimento das comunidades de forma integral, principalmente aqueles articulados em cadeia produtiva. Cita alguns exemplos de projetos, sobretudo das regiões norte e nordeste, em que a FBB atua como apoiador direto, como a Casa Apis (PI), o beneficiamento da mandioca na Bahia, Incubadoras, Inclusão Digital, Casa de Farinha no Acre, Agroecologia e Fruticultura em Rondônia, e uma serie de outros projetos desenvolvidos em parcerias. Enfatiza a importância de um outro programa, o BB Educar, na perspectiva de potencializar do saber nos empreendimentos solidários.

Segundo Nelsa Nespolo, no levantamento do primeiro dia do encontro, o projeto da Cadeia da Semente identifica o beneficio direto para aproximadamente 500 trabalhadores. O desafio agora é pensar o funcionamento deste grande empreendimento.

Nenhum comentário: