quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lançamento do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária - CNFES

Acontecerá hoje (13) entre 13:30 e 19:00 horas (horario de Brasilia) a Vídeo-Conferência de lançamento do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária - CNFES. Em uma parceria com o Instituto Marista de Solidariedade, 27 salas dos Colégios Maristas, em 17 estados brasileiros, foram disponibilizadas para os/as interessados/as em assistir o evento.

O evento também será transmitido pela internet no seguinte link www.solidarius.com.br/tv

Neste processo de capacitação no 1º Curso Nacional de Formação de Formadores em Economia Solidária, temos a representação de Rondônia, atraves da Sra. Guelinda Jacob, da Escola Chico Mendes/CUT/RO (membro do Fórum Rondoniense de Economia Solidária), Marcia Lima-Empreendimento/AC, Elielma Coelho - Empreendimento/RR, representantes da Amazônia Ocidental.

Os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) fazem parte das estratégias de uma política Nacional de Formação em Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE). O programa foi construído junto com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, articulação que reúne os 27 Estados brasileiros. Os CFES se destinam à formação de formadores(as), educadores(as) e gestores(as) públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer o potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica dos empreendimentos solidários.

O programa será executado por um conjunto de entidades estaduais e nacionais que atuam na área de educação em Economia Solidária, A estrutura de execução do programa prevê um centro nacional, tendo como entidade executora a Caritas Brasileira, com sede em Brasília, e cinco centros regionais coordenados por várias entidades em parceria. Nas regiões as sedes estão em: Norte (Belém-PA), Nordeste (Recife-PE), Centro-Oeste (Goiânia-GO), Sudeste (Belo-Horizonte-MG) e Sul (ainda sem definição).

Centro-Oeste - Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores - ECO/CUT

Norte - Universidade Federal do Pará –Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Nordeste - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Sudeste - União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE

Sul - entidade em processo de seleção

A meta do CFES Nacional e CFES Regionais, para um período de três anos, é formar 19.710 educadores/formadores, além de publicar 12.000 exemplares de material didático. Entre as atividades previstas para atingir esta meta estão curso nacionais, regionais, e estaduais, articulação de rede de formadores, e seminários para conselheiros do Plano Nacional de Qualificação profissional (PNQ).

Nenhum comentário: