Acontecerá hoje (13) entre 13:30 e 19:00 horas (horario de Brasilia) a Vídeo-Conferência de lançamento do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária - CNFES. Em uma parceria com o Instituto Marista de Solidariedade, 27 salas dos Colégios Maristas, em 17 estados brasileiros, foram disponibilizadas para os/as interessados/as em assistir o evento.
O evento também será transmitido pela internet no seguinte link www.solidarius.com.br/tv
Os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) fazem parte das estratégias de uma política Nacional de Formação em Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE). O programa foi construído junto com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, articulação que reúne os 27 Estados brasileiros. Os CFES se destinam à formação de formadores(as), educadores(as) e gestores(as) públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer o potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica dos empreendimentos solidários.
O programa será executado por um conjunto de entidades estaduais e nacionais que atuam na área de educação em Economia Solidária, A estrutura de execução do programa prevê um centro nacional, tendo como entidade executora a Caritas Brasileira, com sede em Brasília, e cinco centros regionais coordenados por várias entidades em parceria. Nas regiões as sedes estão em: Norte (Belém-PA), Nordeste (Recife-PE), Centro-Oeste (Goiânia-GO), Sudeste (Belo-Horizonte-MG) e Sul (ainda sem definição).
Centro-Oeste - Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores - ECO/CUT
Norte - Universidade Federal do Pará –Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Nordeste - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Sudeste - União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE
Sul - entidade em processo de seleção
A meta do CFES Nacional e CFES Regionais, para um período de três anos, é formar 19.710 educadores/formadores, além de publicar 12.000 exemplares de material didático. Entre as atividades previstas para atingir esta meta estão curso nacionais, regionais, e estaduais, articulação de rede de formadores, e seminários para conselheiros do Plano Nacional de Qualificação profissional (PNQ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário