sábado, 21 de agosto de 2010

Brasil Local e Grupo de Trabalho da Economia Solidária em Guajará-Mirim promovem planejamento estratégico

Na manhã e tarde do dia 19/08, empreendimentos solidários acompanhados pelo Brasil Local e gestores públicos do município de Guajará-Mirim realizam uma Oficina para delinear as ações necessárias à promoção do desenvolvimento local da Economia Solidária naquela cidade.

Após compor um GT municipal, as instituições procuram estabelecer uma ação comum que contemple todos os segmentos, desde artesanato até a reciclagem.

Ações prioritárias:

1) Criação Formal do Grupo de Trabalho da Economia Solidária, com vistas a constituição de um Fórum Permanente
2)Institucionalização de uma política municipal de Economia Solidária em Guajará-Mirim e Conselho
3) Formação política, no processo produtivo e capacitação nas temáticas da economia solidária para representantes nos 03 segmentos, contemplando as questões ambientais e o desenvolvimento local sustentável
4) Realização de feiras bimestrais envolvendo a diversidade dos segmentos e exportação da produção (extrativismo e artesanato)
5) Mapeamento e diagnóstico da economia solidária no município
6) Elaboração de projetos específicos, que contemplem infra estrutura, qualificação e capital de giro
7) Discussão sobre Fundos Locais para financiamento

No dia 20, ainda foi possivel visitar alguns empreendimentos e potenciais lugares para realização de Feiras Solidárias naquele município.

No mapeamento da Economia Solidária realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi possivel identificar no entre 2005 e 2007 ,09 empreendimentos solidários em Guajará-Mirim. Atualmente, pelo Brasil Local identificamos pelo menos 12 de setores diversos, afirma o Agente Edjales Brito.

Nenhum comentário: