sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Formação para Economia Solidária na Resex Rio Ouro Preto em Guajará-Mirim



Durante os dias 15 e 16/10, aconteceu a I Oficina de Economia Solidária, no Barracão do Pompeu, RESEX Rio Ouro Preto.

A Oficina é uma ação articulada de projetos da Economia Solidária, a exemplo do Brasil Local e Centro de Formação para Economia Solidária, ICMBio, em parceria com a Emater.

Participaram moradores de pelo menos 8 das cerca de 11 comunidades existentes na Reserva Extrativista, demonstrando-se interessados pela articulação através da Economia Solidária.

Os potenciais são inúmeros, podendo ser a partir da produção com uso de insumos não madeireiros, turismo de base comunitária, prestação de serviços, extrativismo etc. O grande desafio desta atividade foi conciliar o aspecto da formação com o diagnóstico e planejamento participativo tendo em vista as ações de apoio, fomento e formação dos Projetos de Economia Solidária e demais parceiros, além das demandas específicas de cada comunidade.

Na atividade específica, em princípio, foram trabalhados os conceitos da economia solidária e a identificação dos problemas de ordem social, econômica e ambiental que por hora são gargalos para o desenvolvimento comunitário e sustentável, como também as potecialidades e fortalezas.


Consoante o representanto do ICMBIO, Fabrício Cruz, ainda é um grande desafio na Resex, estimular a consciência de seus moradores diante da possibilidade de uma produção consorciada com a floresta de forma solidária. Esta atividade pretende ser apenas o primeiro módulo de outros que pretendemos desenvolver diante da proposta de articulação local da economia solidária.


Fonte: Brasil Local Rondônia

Nenhum comentário: