quinta-feira, 1 de julho de 2010

Inicia a Formação para Catadores no Projeto Cataforte em Rondônia

O CATAFORTE é um projeto do governo federal. Uma parceria estabelecida entre a Secretaria Nacional de Economia Solidaria (SENAES/MTE), Fundação Banco do Brasil e, em Rondônia, é executado pela Cooperativa de Trabalho Agroambiental - COOTRARON, que visa à formação de 200 catadores e assessoria técnica.

O Projeto tem foco o Território Madeira Mamoré (Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim), porém já extendeu-se e realiza atividades de formação e assessoria técnica no municipío de Ariquemes/RO (Território Vale do Jamari). Também, não descarta a perspectiva de ações em outras localidades no plano de criação de uma Rede Estadual Catanorte.


O CATAFORTE tem como objetivo principal o fortalecimento do associativismo e cooperativismo de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em pelo menos 17 Estados do Brasil, com enfoque no desenvolvimento das práticas de Economia Solidária a fim de melhorar as condições de trabalho, empoderamento socio-político, organização coletiva e a qualidade de vida das famílias.



O Projeto da Cootraron -FBB - SENAES, prevê a execução do primeiro módulo até julho de 2010. Nesta primeira etapa, as ações de formação e assessoria técnica acontecerão concomitantes com o processo de identificação, sensibilização e mobilização de participantes e parceiros.



Na sequência desta primeira etapa, acontecerão outros cinco módulos de formação presencial e em alternância, assessoria técnica, seminários, oficinas e outras atividades.



Como parcerias já estabelecidas estão a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Desenvolvimento Sócioeconomico e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente e SEMUSB, o Projeto Brasil Local, que também é uma ação da SENAES/MTE, através do Instituto para o Agronegócio e Meio Ambiente Floresta Amazônica e tem como horizonte a organização da Economia Solidária nos Estados da Amazônia Ocidental.


A Coleta de Materiais Recicláveis é uma prioridade do Governo Federal, que ao longo do período, identificou demandas do movimento dos catadores e dialogou com outros projetos da Secretaria Nacional de Economia Solidária, como por exemplo, o Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária - PPDLES, que fez o levantamento sócioeconomico e produtivo de empreendimentos solidários de catadores (as) em vários Estados.



Fonte: Assessoria Cataforte Unitrabalho

Um comentário:

Profi Rafaelle Nazário uma Bióloga por Natureza! disse...

Olá!

Parabéns pelo trabalho!
E através de projetos como este que podemos melhorar nosso estado.

Como faço para saber mais sobre o projeto?

abraços

att,
Rafaelle
e-mail: rafaellebiologa@hotmail.com