A abertura do evento ocorreu por volta das 10h com apresentação dos objetivos do Seminário, seguido pela apresentação das políticas e projetos existentes para o segmento, bem como apresentação do Projeto Brasil Local - ITASA e SENAES/MTE, realizado pela Coordenadora Estadual, Andréa Mendes.
O Seminário Municipal de Economia Solidária reuniu empreendedores solidários urbanos e rurais, gestores públicos, instituições de assessoria e fomento e outros representantes da sociedade para discutir temas variados em torno da Economia Solidária, fortalecimento da atuação destas instituições no município e uma melhor organização dos empreendimentos da rede de economia solidária que pretendem instituir.
Esmeraldo Pedroso de Oliveira, representante da Cooperativa RECA apresentou a experiência dos 21 anos do trabalhos desenvolvidos em Nova Califórnia/RO.
Fabrício Cruz, do ICMBio, apresentou a experiência realizada pelas comunidades da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto.
Sara Godinho, coordenadora do Projeto Cataforte/Cootraron, apresentou a perspectiva do projeto para fortalecimento dos catadores e catadoras, especialmente no Território Madeira Mamoré.
Os gestores públicos de Guajará-Mirim, Vice-Prefeito, Secretário de Agricultura e Pesca e Chefe de Gabinete, apresentaram as perspectivas da Prefeitura para o próximo período.
Na sequência dos trabalhos, no período da tarde, foi realizada uma oficina para identificação das demandas locais que poderão ser apoiadas pelo Projeto Brasil Local e construção de uma agenda coletiva de trabalho. Foi criado um GT Municipal para fomento à Economia Solidária em Guajará-Mirim.
Entre as demandas prioritárias:
- Assessoria técnica e formação, comercialização solidária e cultura local, apoio a organização de redes, apoio ao turismo sustentável e solidário, extrativismo, reciclagem e coleta seletiva.
Cada empreendimento solidário participante: Associação de Açaizeiros de Guajará-Mirim (ASAGUAM), Guajarartes, Casa de Cultura Indígena Urukunê-wao, Coordenação dos Bois Bumbás, agricultores, entre outros, apresentaram um panorama do desenvolvimento das Políticas Públicas que chegam ao Município e Território, onde apontam limites e desafios que precisam ser superados.
O agente local é Edjales Benício de Brito, fará pesquisa em torno do potencial sócioeconomico da economia solidária no município e realizará suporte técnico aos empreendimentos já constituídos ou com potencial para a Economia Solidária.
Entre outras organizações e representantes que estiveram no Seminário, podemos destacar a Secretaria Municipal de Educação, FUNAI, Ong Kanindé, representante do Núcleo IATA, Projeto Cataforte. Cerca de 22 pessoas participaram do Encontro.
O Projeto Brasil Local é executado pelo ITASA em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE. Em Rondônia, sete municípios serão contemplados.
----------------------
Projeto Brasil Local Rondônia