sábado, 17 de julho de 2010

I Seminário Municipal de Economia Solidária em Guajará-Mirim

O Projeto Brasil Local em parceria com a prefeitura de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou, na manhã e tarde da sexta-feira (16/07), o I Seminário Municipal de Economia Solidária, no auditório da IDARON. O chefe de gabinete, Dércio Keher, o Vice-Prefeito Hilter Videira e o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, estiveram presentes.

A abertura do evento ocorreu por volta das 10h com apresentação dos objetivos do Seminário, seguido pela apresentação das políticas e projetos existentes para o segmento, bem como apresentação do Projeto Brasil Local - ITASA e SENAES/MTE, realizado pela Coordenadora Estadual, Andréa Mendes.

Foto: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Guajará-Mirim

O Seminário Municipal de Economia Solidária reuniu empreendedores solidários urbanos e rurais, gestores públicos, instituições de assessoria e fomento e outros representantes da sociedade para discutir temas variados em torno da Economia Solidária, fortalecimento da atuação destas instituições no município e uma melhor organização dos empreendimentos da rede de economia solidária que pretendem instituir.

Esmeraldo Pedroso de Oliveira, representante da Cooperativa RECA apresentou a experiência dos 21 anos do trabalhos desenvolvidos em Nova Califórnia/RO.

Fabrício Cruz, do ICMBio, apresentou a experiência realizada pelas comunidades da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto.

Sara Godinho, coordenadora do Projeto Cataforte/Cootraron, apresentou a perspectiva do projeto para fortalecimento dos catadores e catadoras, especialmente no Território Madeira Mamoré.

Os gestores públicos de Guajará-Mirim, Vice-Prefeito, Secretário de Agricultura e Pesca e Chefe de Gabinete, apresentaram as perspectivas da Prefeitura para o próximo período.

Na sequência dos trabalhos, no período da tarde, foi realizada uma oficina para identificação das demandas locais que poderão ser apoiadas pelo Projeto Brasil Local e construção de uma agenda coletiva de trabalho. Foi criado um GT Municipal para fomento à Economia Solidária em Guajará-Mirim.

Entre as demandas prioritárias:

- Assessoria técnica e formação, comercialização solidária e cultura local, apoio a organização de redes, apoio ao turismo sustentável e solidário, extrativismo, reciclagem e coleta seletiva.

Cada empreendimento solidário participante: Associação de Açaizeiros de Guajará-Mirim (ASAGUAM), Guajarartes, Casa de Cultura Indígena Urukunê-wao, Coordenação dos Bois Bumbás, agricultores, entre outros, apresentaram um panorama do desenvolvimento das Políticas Públicas que chegam ao Município e Território, onde apontam limites e desafios que precisam ser superados.

O agente local é Edjales Benício de Brito, fará pesquisa em torno do potencial sócioeconomico da economia solidária no município e realizará suporte técnico aos empreendimentos já constituídos ou com potencial para a Economia Solidária.

Entre outras organizações e representantes que estiveram no Seminário, podemos destacar a Secretaria Municipal de Educação, FUNAI, Ong Kanindé, representante do Núcleo IATA, Projeto Cataforte. Cerca de 22 pessoas participaram do Encontro.

O Projeto Brasil Local é executado pelo ITASA em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE. Em Rondônia, sete municípios serão contemplados.

----------------------

Projeto Brasil Local Rondônia

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Centro de Formação para Economia Solidária realiza atividades de articulação em Rondônia

O Projeto CFES tem como objetivo geral, implantar o Centro de Formação em Economia Solidária na Região Norte - CFES -Norte, orientado a partir de uma articulação nos 07 Estados, possibilitando à formação de formadores(as), educadores(as), gestores(as) públicos e pesquisadores que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como, sua dimensão emancipatória.

Abrangência de atuação do Projeto na Região Norte:




















Durante os meses de maio a junho/2010 a equipe de articulação estadual do Centro de Formação para Economia Solidária, composta por representantes do Território Madeira Mamoré e Central, realizou encontros para discutir a implementação deste projeto no Estado de Rondônia.

As atividades incluiram ações como: discussão de uma proposta de Plano Político Pedagógico e Participativo, estratégias de capilarização da economia solidária no Estado, criação de uma Rede de Formadores e formalização de parcerias locais.

No dia 08 de julho de 2010, a coordenação do CFES Norte participou de reunião na sede do INCRA em Porto Velho/RO, com o objetivo de apresentar o Projeto do CFES, na ótica da Universidade Federal do Pará e dialogar estratégias comuns de execução dos cursos estaduais, oficinas locais, encontros de articulação e seminários.

O ponto de convergência da discussão foi a importância de articular os vários projetos de formação, assessoria técnica desenvolvidos junto aos empreendimentos solidários.

A equipe continuará se reunindo para construir a agenda da formação no Estado.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais tem prazo de inscrições prorrogado

Redação: Revista Fórum

O II Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, teve seu prazo de inscrições prorrogado. Agora, o educador que quiser concorrer a uma viagem com todas as despesas pagas para participar do FSM 2011, no Senegal, pode se inscrever até o dia 16 de agosto aqui.

No ato da inscrição, o professor de rede pública já garante uma assinatura da revista Fórum até dezembro de 2010. Além disso, recebe gratuitamente um exemplar do livro Geração de Trabalho e Renda. Basta se inscrever.

A ideia é que o professor possa elaborar uma proposta de atividade na escola que envolva os estudantes e a comunidade para difundir os conceitos ou experiências de transformação.

Um comitê vai avaliar as propostas e selecionar dez educadores por região do país, que participarão de um seminário em Brasília sobre o assunto e depois poderão elaborar um projeto detalhado da atividade.

A comissão voltará a analisar as respostas para definir os cinco vencedores, um de cada região, que irão representar o Brasil no Fórum Social Mundial de Dacar, no Senegal, em janeiro de 2010.

Participe e saiba mais aqui.

INSCREVA-SE AGORA

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Inicia a Formação para Catadores no Projeto Cataforte em Rondônia

O CATAFORTE é um projeto do governo federal. Uma parceria estabelecida entre a Secretaria Nacional de Economia Solidaria (SENAES/MTE), Fundação Banco do Brasil e, em Rondônia, é executado pela Cooperativa de Trabalho Agroambiental - COOTRARON, que visa à formação de 200 catadores e assessoria técnica.

O Projeto tem foco o Território Madeira Mamoré (Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim), porém já extendeu-se e realiza atividades de formação e assessoria técnica no municipío de Ariquemes/RO (Território Vale do Jamari). Também, não descarta a perspectiva de ações em outras localidades no plano de criação de uma Rede Estadual Catanorte.


O CATAFORTE tem como objetivo principal o fortalecimento do associativismo e cooperativismo de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em pelo menos 17 Estados do Brasil, com enfoque no desenvolvimento das práticas de Economia Solidária a fim de melhorar as condições de trabalho, empoderamento socio-político, organização coletiva e a qualidade de vida das famílias.



O Projeto da Cootraron -FBB - SENAES, prevê a execução do primeiro módulo até julho de 2010. Nesta primeira etapa, as ações de formação e assessoria técnica acontecerão concomitantes com o processo de identificação, sensibilização e mobilização de participantes e parceiros.



Na sequência desta primeira etapa, acontecerão outros cinco módulos de formação presencial e em alternância, assessoria técnica, seminários, oficinas e outras atividades.



Como parcerias já estabelecidas estão a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Desenvolvimento Sócioeconomico e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente e SEMUSB, o Projeto Brasil Local, que também é uma ação da SENAES/MTE, através do Instituto para o Agronegócio e Meio Ambiente Floresta Amazônica e tem como horizonte a organização da Economia Solidária nos Estados da Amazônia Ocidental.


A Coleta de Materiais Recicláveis é uma prioridade do Governo Federal, que ao longo do período, identificou demandas do movimento dos catadores e dialogou com outros projetos da Secretaria Nacional de Economia Solidária, como por exemplo, o Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária - PPDLES, que fez o levantamento sócioeconomico e produtivo de empreendimentos solidários de catadores (as) em vários Estados.



Fonte: Assessoria Cataforte Unitrabalho