Após compor um GT municipal, as instituições procuram estabelecer uma ação comum que contemple todos os segmentos, desde artesanato até a reciclagem.
Ações prioritárias:
1) Criação Formal do Grupo de Trabalho da Economia Solidária, com vistas a constituição de um Fórum Permanente
2)Institucionalização de uma política municipal de Economia Solidária em Guajará-Mirim e Conselho
3) Formação política, no processo produtivo e capacitação nas temáticas da economia solidária para representantes nos 03 segmentos, contemplando as questões ambientais e o desenvolvimento local sustentável
4) Realização de feiras bimestrais envolvendo a diversidade dos segmentos e exportação da produção (extrativismo e artesanato)
5) Mapeamento e diagnóstico da economia solidária no município
6) Elaboração de projetos específicos, que contemplem infra estrutura, qualificação e capital de giro
7) Discussão sobre Fundos Locais para financiamento
No dia 20, ainda foi possivel visitar alguns empreendimentos e potenciais lugares para realização de Feiras Solidárias naquele município.
No mapeamento da Economia Solidária realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi possivel identificar no entre 2005 e 2007 ,09 empreendimentos solidários em Guajará-Mirim. Atualmente, pelo Brasil Local identificamos pelo menos 12 de setores diversos, afirma o Agente Edjales Brito.

O Prefeito Municipal recebeu na manhã de 04/08, representantes do SEBRAE e Engenheiros da Embrapa com o intuito de desenvolver o Projeto de Mandiocultura no Município de Guajará-Mirim. O projeto será desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o SEBRAE, Embrapa, Emter e Secretaria de Agricultura do Estado e do Município.
Nos dias 24 e 25 de julho aconteceu a 1ª etapa do Curso de Formação para a Auto Gestão, assistência Técnica e Mobilização dos catadores de materiais recicláveis que atuam no lixão, na Escola Municipal Maria Liberty de Freitas. O curso será desenvolvido em 6 etapas e contará com a participação de aproximadamente 40 catadores. Essa é uma ação da COOTRARON E CATAFORTE em parceria com a SEMTAS/CRAS financiado pelo convênio MTE/SENAES-FBB Nº03/2007-Projeto 9.326.